PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE PRISCILA VITOR DOS SANTOS

DISCENTE: JOYCE PRISCILA VITOR DOS SANTOS
DATA: 18/08/2014
LOCAL: SALA LM 04 - ICB-UFPA
TÍTULO: COMPOSIÇÃO DA DIETA E PAPEL DO Alouatta juara (PRIMATES, ATELIDAE) COMO DISPERSOR DE SEMENTES EM TERRA FIRME NA AMAZÔNIA
PALAVRAS-CHAVES: Passagem pelo trato digestivo, distância da dispersão, Scarabaeidae.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: A dispersão de sementes é indispensável para o início do processo de sucessão vegetal. Sementes e plântulas escapam da alta mortalidade que ocorre nas proximidades da planta-matriz, quando são dispersas para fora da zona de projeção de sua copa. O gênero Alouatta, está entre os mais estudados como dispersor de sementes. São animais arborícolas, apresentam uma dieta folívora-frugívora com a ingestão de folhas, frutos, sementes, flores, caules, cascas e líquens. Alouatta juara era considerada uma subespécie de A. seniculus, contudo, em uma reavaliação taxonômica, foi elevada ao nível específico, é endêmica da Amazônia brasileira e peruana. Apesar de se deslocarem pouco, o consumo de folhas aumenta o tempo de retenção das sementes no trato digestório, que varia de 18 a 21 h, o que pode aumentar a escarificação das sementes e facilitar sua germinação. Os agregados de fezes apresentam um forte odor atraindo besouros coprófagos, que realizam a dispersão secundária das sementes encontradas nas fezes. Essa dispersão traz relevantes benefícios para a sobrevivência e recrutamento das sementes, como já relatado em diversos estudos sobre a relação dos guaribas com os Scarabaeidae. O objetivo geral é conhecer a composição da dieta de Alouatta juara e avaliar o seu papel como dispersor de sementes em florestas de terra firme na Amazônia. Os objetivos específicos são: (1) Listar os itens alimentares consumidos por Alouatta juara; (2) Estimar a distância de deposição de sementes em relação às plantasmatrizes; (3) Estimar o número de sementes e de espécies dispersas (4) Avaliar se a passagem pelo trato digestivo dos guaribas altera a velocidade e a taxa de germinação de sementes; (5) Listar as espécies de Scarabaeidae que são atraídas pelas fezes de guaribas. As hipóteses são: (1) A maioria das sementes será depositada fora da zona de projeção da planta-matriz; embora os guaribas apresentem um padrão de atividade sedentário, a sua locomoção será suficiente para levar as sementes para longe da plantaparental, devido ao tempo de digestão ser longo. (2) A passagem pelo trato digestivo irá facilitar a germinação diminuindo o tempo e aumentando a proporção de sementes germinadas, quando comparadas com as sementes que não foram ingeridas, devido à escarificação e possível quebra de dormência das sementes ingeridas. A metodologia utilizada será varredura instantânea (scan sampling), anotando para o grupo avistado: hora, tipo de habitat, altura em relação ao solo, classe sexo-etária e atividade. Será anotado o tipo de item alimentar. O método “todas as ocorrências” (Ad libitum) será utilizado durante os intervalos das varreduras para registro dos eventos relevantes para o trabalho, tais como alimentação por frutos. Fezes serão coletadas e armazenadas em potes de 60 g, marcados com a data, local (GPS), tipo de vegetação e grupo. As sementes das fezes e sementes retiradas das plantas-matrizes (ingeridas e controle) serão colocadas para germinar em um recinto telado. Serão utilizadas armadilha de queda (pitfall) iscadas com fezes de guaribas para avaliar a atratividade das fezes. Será utilizado o programa ArcGis para medir a distância das fezes para a planta-matriz e o teste estatístico T de Student para avaliar se houve diferença significativa entre a germinação de sementes controle e ingeridas.
Externo à Instituição - FLÁVIA RODRIGUES FERNANDES
Interno - 245.207.131-53 - HELDER LIMA DE QUEIROZ - MAMIRAUÁ
Externo à Instituição - IMA CELIA GUIMARAES VIEIRA
Presidente - 2153130 - MARIA APARECIDA LOPES