PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO LOZANO OSORIO

DISCENTE: RODRIGO LOZANO OSORIO
DATA: 21/03/2018
LOCAL: Sala SAT 01 Prédio Anexo ao Instituto de Ciências Biologicas

Regras de assembleia de anuros na Amazônia: uma análise comparativa entre as margens e as ilhas do rio Tapajós

Comunidade, diversidade funcional, ilha fluvial, filtros ambientais, similaridade limitante.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Conhecer como se estruturam as comunidades biológicas é muito importante para entender como se mantém a diversidade e como funcionam os ecossistemas em ambientes megadiversos. Biomas como o Amazônico, que apresentam uma alta biodiversidade, sofrem degradação constante e progressiva, são um excelente modelo e um desafio para estudos que buscam entender quais fatores podem influenciar na estruturação dessas comunidades, e assim ajudar a melhorar as estratégias de conservação nessas áreas. Outro ponto interessante é entender como é possível a coexistência de múltiplas espécies numa mesma região. Uma das linhas de pensamento trata das espécies ecologicamente semelhantes, pois essa proximidade poderia aumentar a competição, então, haveria um limite no grau de similaridade das espécies para que elas possam coexistir, algo que conhecemos como similaridade limitante. Em contrapartida, em algumas situações os filtros ambientais poderiam estruturar as comunidades naturais, assumindo que as espécies coexistentes são mais parecidas entre si do que seria esperado pelo acaso, porque as condições ambientais atuam como um filtro que permite que apenas um estreito espectro de caracteres persista nesses ambientes. Por tanto, utilizamos anuros como modelo para avaliar, através de análises de diversidade funcional e modelos nulos, se a assembleia de anuros encontrados no Rio Tapajós é estruturada por similaridade limitante ou filtros ambientais em duas escalas, regional e local. Para isso, realizamos quatro campanhas de campo entre os meses de novembro de 2012 e agosto de 2013, considerando os períodos do rio de enchente, cheia, vazante e seca, nas estações de menor precipitação (seca) e de maior precipitação (chuva). Foram selecionados 12 locais de coletas, separados em três tratamentos: i) ilhas (n=4), ii) margem direita do rio (n=4) e iii) margem esquerda do rio Tapajós. Em cada local foram estabelecidas duas trilhas de 250 m, distantes uma da outra 1000 metros. Para avaliar a regra estruturadora mais influente de cada local e da região, utilizamos o tamanho do efeito padronizado (SES) com três índices de diversidade funcional diferentes; RAO, FDis e FRic. Para isso, usaremos atributos funcionais relacionados com a morfologia, história de vida e reprodução de anuros, divididos em 13 categorias funcionais.

Externo ao Programa - 2417407 - BARBARA DUNCK OLIVEIRA
Interno - 1878084 - LEANDRO JUEN
Presidente - 2413512 - MARIA CRISTINA DOS SANTOS COSTA
Notícia cadastrada em: 12/03/2018 14:54