PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO OTÁVIO BEGOT RUFFEIL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO OTÁVIO BEGOT RUFFEIL
DATA: 12/08/2016
LOCAL: SAT 01 - ICB/UFPA

A EXPANSÃO DA MONOCULTURA DE PALMA DE DENDÊ NA AMAZÔNIA ORIENTAL: EFEITOS SOBRE A ESTRUTURA DO HÁBITAT E BIODIVERSIDADE DE RIACHOS

Uso de solo, Integridade ambiental, Diversidade funcional, Ictiofauna neotropical.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

O cultivo de palma de dendê na Amazônia vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, constituindo uma possível ameaça à biodiversidade. Em países onde este cultivo é intenso, como Malásia e Indonésia, as alterações ambientais já são evidenciadas pela transformação dos hábitats, resultando em perda de biodiversidade. Estas alterações se estendem aos ecossistemas aquáticos, que por serem altamente relacionados com a vegetação adjacente, podem ter uma expressiva perda de sua integridade em decorrência dessas alterações ambientais, como a degradação dos processos ecossistêmicos e a diminuição da complexidade estrutural do ambiente, limitando a coexistência de espécies. Para entender as reais consequências da expansão da monocultura de dendê na Amazônia, é necessária uma abordagem integrativa, onde diversas vertentes da ecologia somadas irão resultar em uma visão mais complexa e real de como o ecossistema se comporta frente a esses impactos. Sendo assim, esta tese está dividida em três capítulos, abordando diferentes faces da ecologia, onde no primeiro capítulo é abordada a integridade física do hábitat e estrutura das assembleias de peixes, considerando aspectos da morfologia do canal, hidrodinâmica, disponibilidade de abrigos, qualidade da água, entre outros. No segundo é abordada a integridade biótica dos riachos, com base nos parâmetros da ictiofauna, como porcentagem de Characiformes, Gymnotiformes e Siluriformes, porcentagem de espécies tolerantes à hipoxia, biomassa total, entre outros. E no terceiro capítulo aspectos da diversidade funcional dos peixes de riacho, com base nas características morfológicas das espécies, a fim de verificar se os impactos resultam em algum déficit no funcionamento do ecossistema. Sendo assim, o objetivo desta tese é avaliar os efeitos da expansão da monocultura de dendê na estrutura física do hábitat e na diversidade das assembleias de peixes. Assumindo a hipótese que riachos que drenam plantações de dendê tendem a serem menos heterogêneos, favorecendo assim uma parcela limitada de espécies, se comparado aos riachos que drenam fragmentos florestais, que por serem mais heterogêneos, suportam uma maior diversidade de peixes. Para responder o objetivo proposto estão sendo amostrados, na Amazônia Oriental, riachos que sofrem influência da monocultura de palma de dendê, de pastagem e em fragmentos florestais, estes últimos são considerados referência, ou seja, apresentam características mais próximas de uma área totalmente isenta de impactos. Por fim, ao término desta tese, espera-se contribuir com informações inéditas acerca dos impactos da expansão do dendê na Amazônia e assim subsidiar estudos futuros e políticas públicas para a conservação da biodiversidade, bem como passíveis de abrigar os futuros avanços do plantio na região.

Externo ao Programa - 980.687.090-53 - KARINA DIAS DA SILVA - INPA
Presidente - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Externo ao Programa - 2127224 - RAPHAEL LIGEIRO BARROSO SANTOS
Interno - 561.189.459-34 - ROGÈRIO ROSA DA SILVA - MPEG