PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: NARAIANA LOUREIRO BENONE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NARAIANA LOUREIRO BENONE
DATA: 07/03/2016
LOCAL: Auditório Paulo Mendes localizado nop ICB/UFPA

HETEROGENEIDADE AMBIENTAL E DIVERSIDADE DE PEIXES DE RIACHOS NA AMAZÔNIA

Teoria de Nicho, Teoria Neutra, Filtros ambientais, Similaridade limitante, Diversidade funcional.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Os riachos amazônicos são pequenos corpos d’água encontrados em diversas áreas. Suas características são dependentes tanto das feições regionais quanto do meio circundante, o que afeta diretamente a fauna aquática. Os peixes de riachos são tipicamente de pequeno porte e têm baixa capacidade de deslocamento, o que os tornam sensíveis a mudanças nas variáveis ambientais, o que fazem com que os mesmos sejam um bom modelo para testar hipóteses que expliquem os padrões de distribuição da fauna amazônica. Dessa forma, esta tese visa avaliar como os fatores ambientais variam em riachos em diferentes áreas na Amazônia e quais fatores têm maior influência sobre a diversidade de peixes. Para tanto, a mesma será dividida em três capítulos. No Capítulo 1, o objetivo foi caracterizar a variação ambiental natural dos riachos amazônicos a partir das características locais e regionais. As áreas estudadas apresentaram grande heterogeneidade ambiental e foram bem diferenciadas entre si. A correnteza e o tipo de substrato foram os fatores mais importantes em escala local, enquanto a precipitação e a área drenada a montante foram os mais influentes na escala regional. A área mais heterogênea foi na Bacia do Juruena, provavelmente em decorrência da maior variação no relevo. No Capítulo 2, o objetivo será avaliar se a diversidade beta de peixes é mais afetada pelo ambiente ou pela distância espacial. Serão testadas as seguintes hipóteses: 1) Riachos mais distantes terão uma ictiofauna mais dissimilar independente do ambiente, como previsto pela Teoria Neutra; 2) riachos com maior similaridade ambiental terão uma ictiofauna mais similar independente da distância, como previsto pela Teoria de Nicho. No capítulo 3, serão testados os efeitos dos filtros ambientais e da similaridade limitante sobre a diversidade funcional dos peixes de riachos. Caso sejam os filtros, espera-se que a diversidade funcional seja menor por causa das pressões seletivas do ambiente. O oposto é esperado caso a similaridade limitante seja mais influente, pois a competição tende a eliminar espécies semelhantes.

Externo ao Programa - 1876588 - CRISTIANE DE PAULA FERREIRA
Presidente - 2153179 - MARIA CRISTINA ESPOSITO
Externo ao Programa - 2127224 - RAPHAEL LIGEIRO BARROSO SANTOS
Interno - 561.189.459-34 - ROGÈRIO ROSA DA SILVA - MPEG