PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR FELIPE DINIZ SOUSA

DISCENTE: ARTHUR FELIPE DINIZ SOUSA
DATA: 19/12/2023
LOCAL: Apresentação Pública via aplicativo Google meet

TAXONOMIA DE STENOCHIRONOMUS KIEFFER, 1919 (DIPTERA: CHIRONOMIDAE) DA AMAZÔNIA

insetos aquáticos; espécies novas; associação; Região Neotropical; biodiversidade.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A Amazônia corresponde a uma área de cerca de 7x10⁶ km² localizada na América do Sul, cuja maior parte está em território brasileiro e é conhecida como Amazônia Legal. Apesar de sua importância, esse bioma está sob constante ameaça do desmatamento impulsionado pela pecuária, ocasionando a perda de um patrimônio natural ainda pouco conhecido. Chironomidae é uma família de dípteros aquáticos composta por cerca de 400 gêneros e 6.200 espécies. Dentre os gêneros dessa família encontra-se Stenochironomus Kieffer, 1919, um grupo cosmopolita, que, assim como outros membros da família, possui sua taxonomia baseada principalmente na morfologia da genitália dos adultos. Atualmente existem cerca de 100 espécies de Stenochirnomus distribuídas ao redor do mundo; dessas, 38 espécies ocorrem na Região Neotropical e 30 no Brasil, das quais 25 ocorrem na região Amazônica. Porém, alguns imaturos de Stenochironomus neotropicais ainda são desconhecidos: das 38 espécies descritas para a região, 24 possuem as pupas descritas e 18 possuem as larvas descritas. Ainda há muitas espécies de Chironomidae a serem descoberta e estudadas na Amazônia. Além disso, as diversas lacunas existentes no estudo sistemáticos sobre Stenochironomus só serão resolvidas a partir de novos estudos taxonômicos, com a descrição de espécies novas, de estágios desconhecidos e redescrições de espécies com poucas informações taxonômicas. Baseando-se nisso, o presente trabalho tem como objetivo geral realizar um estudo taxonômico sobre Stenochironomus da Amazônia. Para tanto, será analisado material proveniente de coletas realizadas pela equipe do Laboratório de Citotaxonomia de Insetos Aquáticos (LACIA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Novas coletas também serão realizadas em igarapés da Amazônia com o objetivo de ampliar a amostragem e associar estágios desconhecidos de espécies previamente descritas. A identificação dos exemplares será realizada com auxílio das descrições originais e de chaves gerais de identificação. Também serão realizadas comparações com os espécimes-tipo. Os métodos usados para o preparo de lâminas seguirão os trabalhos de Sæther (1980) e Epler (1988). Será utilizado Euparal® como meio de inclusão para montagem da lâmina contendo as diferentes estruturas das larvas, pupas e adultos. As descrições das espécies serão baseadas na terminologia proposta por Sæther (1980) e no sistema de medidas morfológicas de Epler (1988). Já para a descrição das pupas será utilizada a terminologia de Langton (1995). Para ilustrar as descrições serão utilizados desenhos e fotografias. As fotografias serão obtidas com o auxílio de um microscópio estereoscópio Leica M165C e câmera fotográfica DFC420 acoplada; para as estruturas menores será utilizado microscópio óptico Leica DM5500B com câmera DFC295 acoplada. Quando não for possível visualizar as estruturas por meio de fotografias, serão elaborados desenhos com auxílio de câmera clara, tanto em microscópio estereoscópio quanto em microscópio óptico. Em seguida, os desenhos serão escaneados e vetorizados utilizando o programa Adobe Illustrator® e Adobe Photoshop®.A elaboração do mapa de distribuição será feita com o auxílio do programa DIVA-GIS5.2.0., utilizando-se os dados incluídos nas etiquetas que acompanham os exemplares do material examinado. A chave dicotômica a ser proposta contemplará todas as espécies conhecidas para de Stenochironomus, incluindo as eventuais espécies novas que serão descritas durante o trabalho.

Externo ao Programa - 997.088.682-72 - GUSTAVO COSTA TAVARES - UFPA
Presidente - 3302024 - JEANE MARCELLE CAVALCANTE DO NASCIMENTO
Interno - 1161601 - RICARDO KOROIVA
Notícia cadastrada em: 18/12/2023 17:40