PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: LOURIVAL DIAS CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOURIVAL DIAS CAMPOS
DATA: 29/10/2013
LOCAL: sala LM 06- Instituto de Ciências Biológicas- UFPA
TÍTULO: “REVISÃO TAXONÔMICA DO SUBGÊNERO Hypoxys DE Edessa (HETEROPTERA, PENTATOMIDAE, EDESSINAE)”
PALAVRAS-CHAVES: REVISÃO TAXONÔMICA, SUBGÊNERO Hypoxys DE Edessa, HETEROPTERA, PENTATOMIDAE, EDESSINAE
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: Heteroptera, comumente chamados de percevejos e de tantos outros nomes populares como marias-fedidas, fede-fede, entre outros, é segundo Schuh & Slater (1995) um dos maiores e mais diversos grupos de insetos com metamorfose incompleta. A diversidade deste grupo é distribuída em cerca de 80 famílias cujos táxons são diagnosticados facilmente pela presença de glândulas odoríferas metapleurais, e o seu monofiletismo não é alvo de dúvidas atualmente (Gullan & Cranston, 2008). A família Pentatomidae é uma das quatro maiores famílias de Heteroptera (Schuh & Slater, 1995) e é atualmente composta por oito subfamílias: Pentatominae Leach (1815), Edessinae Amyot & Serville (1843), Phyllocephalinae Amyot & Serville (1843), Podopinae Amyot & Serville (1843), Asopinae Spinola (1850), Discocephalinae Fieber (1860), Cyrtocorinae Distant (1880) e Serbaninae Leston (1953). Sendo que Cyrtocorinae, Discocephalinae e Edessinae possuem distribuição exclusiva para a região Neotropical. Um estudo de Grazia et al. (2008) corroborou a hipótese de que o táxon era monofilético, listando diversas sinapomorfias que definem o grupo como a perda das gonapófises 8, gonângulos ausentes, corpo largo e ovoide e antenas com 5 segmentos, entre outros. O estudo taxonômico dos gêneros de Pentatomidae é bastante aprofundado, existindo muitas revisões feitas nos últimos 50 anos. Este conhecimento leva Pentatomidae a ser uma das famílias de Heteroptera mais bem conhecidas ao nível de espécie (Schuh, 1986). Mas infelizmente tal afirmação não pode ser estendida para todas as subfamílias uma vez que algumas ainda apresentam problemas tanto em relação a sua delimitação quanto a sua composição. Dentre estas, Edessinae é certamente uma das menos conhecidas e mais diversas. Edessinae é atualmente composta por sete gêneros: Edessa Fabricius, 1803 (cerca de 270 espécies descritas), Brachystethus Laporte, 1832 (10 espécies), Peromatus Amyot & Serville, 1843 (sete espécies), Olbia Stål, 1862 (três espécies), Pantochlora Stål, 1870 (uma espécie), Doesburgedessa Fernandes, 2010 (cinco espécies) e Paraedessa Silva & Fernandes, 2013 (nove espécies). Desconsiderando Doesburgedessa e Paraedessa descritos recentemente, apenas Brachystethus foi revisado nos últimos 10 anos (Barcellos & Grazia, 2003b) e, portanto, os demais gêneros, necessitam de revisão para avaliar sua identidade sob a luz de novos caracteres e sua real composição. Barcellos & Grazia (2003a) fizeram uma análise cladística dos gêneros de Edessinae onde Peromatus e Olbia foram considerados os táxons mais derivados e grupo-irmão de Edessa, este clado não nomeado, por sua vez é grupo-irmão de Pantochlora; Brachystethus seria o táxon que estaria na base filogenética do agrupamento e grupo-irmão dos demais.
Externo à Instituição - CLEVERSON RANNIERI MEIRA DOS SANTOS
Interno - 1645126 - FELIPE ANDRES LEON CONTRERA
Externo à Instituição - FERNANDO DA SILVA CARVALHO FILHO
Presidente - 1358221 - JOSE ANTONIO MARIN FERNANDES