PPGZOOL Programa POS-GRADUACAO EM ZOOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: 3201/8413

Site alternativo:

http://

Banca de QUALIFICAÇÃO: IAGO BARROSO DA SILVA

DISCENTE: IAGO BARROSO DA SILVA
DATA: 05/04/2022
LOCAL: Videoconferência via google meet

O EFEITO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA DISTRIBUIÇÃO POTENCIAL DE QUELÔNIOS AMAZÔNICOS

Modelagem de distribuição de espécies; Amazônia; Tartarugas da Amazônia

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A avaliação dos efeitos do aquecimento global na distribuição das espécies é amplamente necessária para o entendimento das consequências da alteração climática na biodiversidade. O aumento da temperatura atmosférica pode ocasionar modificações fisiológicas e/ou comportamentais nos organismos, as quais acarretam perdas irreparáveis para os ecossistemas. Uma ferramenta bastante utilizada na compreensão de como uma espécie se distribui no ambiente é a modelagem de distribuição de espécies (MDS). Quelônios são animais ectotérmicos muito impactados por mudanças nos ecossistemas aquáticos, os quais ocupam ao longo de toda sua vida. As maiores ameaças ao grupo são a relacionado as mudanças climáticas futuras alguns trabalhos preveem a modificação da proporção entre machos e fêmeas em populações de tartarugas marinhas.  Sendo assim, com base nos impactos potenciais e já observados das mudanças climáticas em quelônios, na importância da Amazônia para a diversidade do grupo e, sobretudo, na relevância dos Modelos de Distribuição de espécies para a compreensão das consequências do aquecimento global nas áreas de ocorrência das espécies, este estudo irá utilizar tal ferramenta para projetar informações da distribuição potencial atual sob diferentes modelos e cenários climáticos futuros para responder as seguintes questões: 1) De que forma as mudanças climáticas futuras afetarão a distribuição das espécies de quelônios amazônicos? e 2) Quais espécies serão mais impactadas? Para isso construiremos modelos para o presente e para o futuro (2041-2060), utilizando o limite biogeográfico da Amazonia como área de corte. Utilizaremos as variáveis bioclimáticas para gera os modelos de distribuição. Os modelos serão avaliados pelo índice de Jaccard.

Presidente - 1808827 - GLEOMAR FABIANO MASCHIO
Interno - 1287131 - JUAREZ CARLOS BRITO PEZZUTI
Interno - 3160975 - LEANDRO SCHLEMMER BRASIL
Notícia cadastrada em: 04/04/2022 18:44