Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA ALVES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 06/03/2018
LOCAL: Sala LM - 03 no Instituto de Ciências Biológicas/ ICB/ UFPA

EXPOSIÇÃO SUB-CRÔNICA AO CHUMBO SOBRE O HIPOCAMPO DE RATOS WISTAR: AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL, TECIDUAL E PROTEÔMICA

chumbo; exposição sub-crônica; hipocampo; memória

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O chumbo é um metal estável e de baixo custo, considerado um dos poluentes mais encontrados no meio ambiente, largamente utilizado no setor industrial, como aditivo em combustíveis, na produção de baterias, munições, soldas, tubos e dispositivos de proteção contra radiação, além de ser usando como pigmento em tintas e cosméticos. A exposição a este elemento pode levar a efeitos adversos em seres humanos, mesmo em baixas concentrações. Diferentes estruturas anatômicas e a presença de sítios ligantes que atraem o chumbo, em sua forma iônica, determinam a sensibilidade e a ação tóxica provocada por este metal em organismos vivos. O Sistema Nervoso Central destaca-se como uma das áreas mais afetadas pela exposição ao chumbo, especialmente quando ocorre durante seu período de maturação. Dentre as estruturas de maior afinidade ao metal, apresenta-se o hipocampo, relacionado à aprendizagem e memória. O objetivo desse estudo será avaliar os efeitos da exposição crônica ao chumbo sobre os parâmetros cognitivos de ratos adultos. Serão utilizados 100 ratos Wistar machos, com 35 dias de vida (peso médio 120 a 150g) que serão divididos em dois grupos: controle (n=50, tratados com água destilada) e chumbo (n=50 tratados com 50mg/kg de acetato de chumbo), ambos por gavagem intragástrica. A exposição persistirá até o 90º dia de vida dos ratos. Ao fim do período de exposição, os animais serão submetidos testes comportamentais (campo aberto, reconhecimento social e esquiva inibitória) para avaliação de aspectos mnemônicos. Em seguida alguns dos animais serão sacrificados para coleta de material a fresco, destinado à avaliação do sistema antioxidante enzimático, dosagem de chumbo e proteômica em hipocampo, enquanto outros serão perfundidos, submetidos à craniotomia e os cérebros submetidos a análise imunoistoquímica. Após tabulação dos dados, todas as análises serão realizadas no software Graphpad Prism 5.0, utilizando o teste t de Student, considerando p<0,05 como nível de significância estatística. Os dados de cada grupo experimental serão expressos como média ± erro padrão da média.

Externo à Instituição - LUANNA DE MELO PEREIRA FERNANDES
Externo ao Programa - 3299833 - MARCIA CRISTINA FREITAS DA SILVA
Presidente - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Notícia cadastrada em: 05/03/2018 08:42