Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: AILIN CASTELO BRANCO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AILIN CASTELO BRANCO
DATA: 19/04/2016
HORA: 10:00
LOCAL: SALA LM-04/ICB/UFPA.
TÍTULO:

EFEITO DO METILMERCÚRIO EM GIRINOS E RECÉM-METAMORFOS DE Physalaemus ephippifer STEINDACHNER 1864 (ANURA, LEPTODACTYLIDAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Metilmercúrio, anfíbios, exposição subcrônica


PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

A contaminação por metais pesados em anfíbios tem sido levada em consideração como um dos fatores que contribui para o declínio populacional desses animais. Na Amazônia não existem pesquisas para a fauna local que demonstrem os efeitos do mercúrio (Hg) em populações da larva do anfíbio e de que forma ocorre a adaptação desses animais em exposição subcrônica. Este fato é surpreendente, uma vez que a floresta Amazônica é detentora de uma ampla diversidade de espécies de anfíbios e possui um solo rico em mercúrio. Este metal é um contaminante ambiental que apresenta altos níveis de toxicidade. A sua forma orgânica, o metilmercúrio (MeHg), pode ser bioacumulável alcançando níveis elevados na cadeia trófica. Sabe-se que este agente tóxico é causador de danos morfológicos e genotóxicos em vários vertebrados. Assim, este estudo pretende analisar os efeitos da exposição subcrônica do metilmercúrio no desenvolvimento embrionário de Physalaemus ephippifer, descrevendo, identificando e caracterizando as possíveis alterações no desempenho físico das larvas e recém-metamorfos e na morfologia dos sistemas respiratório, nervoso e sensorial. A fase de embrião e da metamorfose são momentos críticos, em que eventualmente as populações de anfíbios estarão expostas a concentrações possivelmente letais de mercúrio no ambiente. Neste contexto, o presente trabalho pode servir como ferramenta para o reconhecimento das alterações morfológicas e morfofuncionais de espécies de anfíbios tropicais, o que pode ser importante para projetos de conservação e manejo de espécies, assim como para a própria identificação de espécies potencialmente bioindicadoras. O projeto poderá também contribuir para a identificação e monitoramentos de fontes de poluição e para o reconhecimento sobre alterações na composição, distribuição, riqueza e abundância da anurofauna.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO MACHADO DA ROCHA
Presidente - 1263503 - MARCELO DE OLIVEIRA BAHIA
Externo ao Programa - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 07/04/2016 15:30
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1