Notícias

Banca de DEFESA: DEISE CIBELE NUNES DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEISE CIBELE NUNES DE ALMEIDA
DATA: 31/03/2014
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO PROF. DR. "JOÃO PAULO DO VALLE MENDES"/ICB/UFPA
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DO GENOMA DE TUMORES BEM DIFERENCIADOS DA TIREÓIDE POR HIBRIDIZAÇÃO GENÔMICA COMPARATIVA EM MATRIZ (aCGH)
PALAVRAS-CHAVES: Carcinoma folicular ; aCGH ; marcador tumoral; CNVs
PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO: Os tumores bem diferenciados da tireóide representam mais de 95% das neoplasias malignas da glândula. A identificação pré-operatória dos carcinomas papilíferos está bem estabelecida através dos métodos de PAAF e USG, com quase 100% de acurácia, enquanto os tumores foliculares significam um dilema para o cirurgião, visto que os métodos existentes não conseguem determinar com eficiência o diagnóstico sendo que 60-80% dos casos operados são benignos. Dessa forma, com o intuito de se analisar alterações genômicas do tipo variações no número de cópias (CNVs) que possam diferenciar esse tumor de outros tipos de doenças da tireóide, foram analisados 13 pacientes com doença tireoidiana (3 bócios, 2 hiperplasias , 4 adenomas foliculares e 4 carcinomas foliculares ) mais 1 individuo sadio através do método de aCGH, para identificação de CNVs que pudessem determinar com eficiência a presença de carcinoma folicular. Os achados foram confrontados com dados de carcinomas papilífero clássico (4 pacientes) e variante folicular (2 pacientes). Foram encontradas 725 CNVs na amostra, 703 dos pacientes com patologia. Dentre estas foram selecionadas 18 regiões mais frequentes. Houve um padrão de amplificação maior em pacientes jovens com adenomas e deleção em pacientes mais velhos. Os pacientes com carcinoma apresentaram taxas de CNVs muito próximas. Os carcinomas foliculares apresentaram padrões exclusivos de alteração nos cromossomos 8 e 12. Concluímos, assim, que os carcinomas foliculares da tireoide são uma patologia com um padrão exclusivo de alterações, não havendo correlação de progressão tumoral a partir de adenomas foliculares, sendo que duas regiões -8p22 e 12p13.32-p13.33, estão presentes em 100% e 75% das amostras podendo ser fortes candidatos a marcadores desse tipo tumoral.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAROLINE DE FATIMA AQUINO MOREIRA NUNES
Externo à Instituição - CIANE MARTINS DE OLIVEIRA
Presidente - 1220143 - EDIVALDO HERCULANO CORREA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 327591 - MARGARIDA MARIA CELEIRA DE LIMA
Notícia cadastrada em: 13/03/2014 11:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1