Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA BARATA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA BARATA DA SILVA
DATA: 26/11/2021
LOCAL: PLATAFORMA ON LINE GOOGLE MEET

FILOGEOGRAFIA E DIVERSIDADE MOLECULAR EM MORCEGOS Artibeus cinereus e Artibeus gnomus (PHYLLOSTOMIDAE)

Dermanura, filogeografia, Cerrado, Mata Atlântica.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Humana e Médica

Numerosos estudos reportam uma considerável diversificação de morcegos neotropicais. Hipóteses biogeográficas buscam explicar os padrões e os processos de diversificação das espécies no contexto espacial e temporal. Para estabelecer as relações históricas entre as espécies, os métodos de análises filogeográficas são ferramentas interessantes que podem auxiliar na delimitação de espécies crípticas e e fornecer informações úteis em políticas conservacionistas. O estudo de sequências de DNA sugere uma diversidade subestimada para as espécies de pequenos Artibeus (Phyllostomidae, Stenodermatinae) distribuídas no Brasil e a complexa diferenciação morfológica entre as quatro espécies encontradas na Amazônia torna difícil a definição taxonômica deste grupo de morcegos neotropicais. As espécies Artibeus gnomus e Artibeus cinereus apresentam ampla distribuição por todo Brasil. Estudos têm mostrado elevados níveis de divergência genética entre os espécimes de A. gnomus da Amazônia e do Cerrado; já dados de sequências mitocondriais de espécimes de A. cinereus da Mata Atlântica apontam a existência de uma espécie nova ainda não estudada. Neste contexto, o presente trabalho pretende investigar a diversidade genética dos pequenos Artibeus (subgênero Dermanura), com intuito de associar estes dados a eventos geológicos e climáticos do passado para compreender a história evolutiva de Artibeus gnomus e Artibeus cinereus na região neotropical. A partir de técnicas moleculares quantitativas, buscamos avaliar a dispersão e distribuição de múltiplos loci mitocondriais e nucleares nas linhagens com a possibilidade de identificar eventos vicariantes no histórico e dinâmica populacional destas espécies.

Externo à Instituição - JEFERSON COSTA CARNEIRO
Presidente - 327067 - JULIO CESAR PIECZARKA
Externo à Instituição - LEILTON WILLIANS RIBEIRO LUNA
Externo ao Programa - 2646631 - PERICLES SENA DO REGO