Banca de QUALIFICAÇÃO: RONEY SILVA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONEY SILVA DA SILVA
DATA: 16/07/2021
LOCAL: PLATAFORMA ON LINE GOOGLE MEET

DNA BARCODE DE PRIMATAS E ROEDORES DO NOVO MUNDO

Roedores, Primatas, DNA mitocondrial, Barcode, COI

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Animal

Roedores e Primatas estão entre os mais diversos mamíferos do mundo, com uma boa porcentagem ocorrendo na região Neotropical, no Brasil a grande diversidade de espécies de mamíferos se deve em grande parte ao elevado número de espécies de roedores e macacos, estes últimos incluídos na infraordem Platyrrhini, representando o táxon com o maior número de espécies dentre todos os primatas. Dentre as duas ordens existem muitas lacunas em relação à classificação de alguns táxons e outros ainda permanecem em discussão, assim como controvérsias a respeito da história evolutiva dentro da ordem Rodentia. Com o crescente aumento de dados de sequências de DNA disponíveis, houve avanços e uma melhor compreensão de como estes grupos evoluíram e se diversificaram. O marcador molecular mais utilizado para elucidar a diversidade animal tem sido a mitocôndria, uma molécula circular de dupla fita que contém região codificante e região controle. O DNA mitocondrial é uma importante fonte de informações genética extra-nuclear, uma vez que ele oferece muitas vantagens em relação ao DNA nuclear. Numa tentativa de tornar a identificação molecular padrão, foi estabelecido a criação de um sistema que utiliza um fragmento de DNA de 650 pares de bases do gene mitocondrial citocromo c oxidase subunidade I (COI), e este marcador foi chamado de barcode, pela fato de que ele funciona como um código de barras para identificar táxons, este sistema fornece rapidez, eficiência e acurácia no reconhecimento e identificação de espécies e também identificar amostras como pertencente a uma nova espécie ainda não descrita. Dessa forma, o presente trabalho tem como meta criar um banco de dados de barcode para satisfazer questões taxonômicas e esclarecer gargalos existentes dentro das ordens dos Roedores e Primatas.

Externo ao Programa - 2490593 - GRAZIELLE FERNANDA EVANGELISTA GOMES
Externo ao Programa - 2478965 - JULIANA ARARIPE GOMES DA SILVA
Interno - 2378657 - MARCELO NAZARENO VALLINOTO DE SOUZA
Presidente - 326353 - MARIA IRACILDA DA CUNHA SAMPAIO