Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA BARATA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA BARATA DA SILVA
DATA: 14/06/2021
LOCAL: PLATAFORMA ON LINE GOOGLE MEET

TAXONOMIA INTEGRATIVA E INFERÊNCIAS FILOGENÉTICAS DE MORCEGOS FRUGÍVOROS BRASILEIROS DO GÊNERO Artibeus

Sistemática, Artibeus, subgênero Dermanura, taxonomia integrativa.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Humana e Médica

A delimitação do status taxonômico de espécie e seus limites geográficos devem tentar unir várias linhas de evidência para fornecer hipóteses taxonômicas robustas. A taxonomia integrativa pode levar a identificação de linhagens ainda não conhecidas e consequentemente a prioridades de conservação subsequentes. Dados moleculares sugerem uma diversidade subestimada para as espécies de pequenos Artibeus do Brasil, além da complexa diferenciação morfológica entre as quatro espécies distribuídas para a Amazônia, o que torna dificultosa a definição taxonômica desse grupo de morcegos neotropicais. As espécies Artibeus gnomus e Artibeus cinereus apresentam ampla distribuição por todo Brasil. Estudos têm reportado elevados níveis de divergência genética entre os espécimes de A. gnomus da Amazônia e do Cerrado, enquanto que dados de sequências mitocondriais de espécimes de A. cinereus da Mata Atlântica apontam a existência de uma espécie nova ainda não estudada. O presente trabalho pretende usar uma abordagem multidisciplinar integrando sistemática molecular, morfometria linear e citogenética molecular para investigar a diversidade genética e morfológica dos pequenos Artibeus (subgênero Dermanura), com as hipóteses de que a variabilidade genética dentro e entre esses taxa pode ou não estar associada à plasticidade morfológica observada e se existem rearranjos cromossômicos nas espécies analisadas que poderão diferenciá-las e assim auxiliar na citotaxonomia desse grupo.

Externo à Instituição - JEFERSON COSTA CARNEIRO
Externo ao Programa - 2970885 - JOAO BRAULLIO DE LUNA SALES
Presidente - 327067 - JULIO CESAR PIECZARKA
Externo à Instituição - VALÉRIA DA CUNHA TAVARES