Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: BERNARDO CINTRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BERNARDO CINTRA DOS SANTOS
DATA: 14/03/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Laboratório de GenÎmica e Biotenologia
TÍTULO:

Taxonomia de cianobactérias e diversidade de genes de produtos naturais a partir de isolados de esponjas do rio Tapajós (PA).


PALAVRAS-CHAVES:

Cianobactérias, Esponjas, Produtos naturais, Rio Tapajós


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Molecular e de Microorganismos
RESUMO:

O planeta terra surgiu há 4,6 bilhões de anos e somente entre 3 e 2 bilhões de anos atrás surgiram as cianobactérias. Devido à sua capacidade de realizar a fotossíntese, as cianobactérias são consideradas como protagonistas ecológicos. Ademais, a sobrevivência desses microrganismos até os dias de hoje foi garantida pela capacidade de adaptação aos diversos ambientes, por meio da aquisição de genes, plasticidade do genoma, síntese de metabólitos secundários e de relações simbióticas com outros organismos, entre eles as esponjas. As esponjas são hospedeiros de diversos microrganismos simbióticos, como bactérias, cianobactérias e arqueias. Elas também são consideradas como fonte de aquisição de produtos naturais advindos desses agentes, como citotoxinas, antivirais, antifúngicos e antimicrobianos, que são usados na sua defesa contra predadores. Assim, o objetivo desse estudo é isolar e classificar os cianobactérias a partir de esponjas do rio Tapajós, assim como investigar a diversidade de genes biossintéticos por meio de domínios conservados. Para isso, as cianobactérias presentes em esponjas que foram coletadas nos períodos de seca e cheia, foram isoladas, classificadas morfologicamente e submetidas à análise molecular, passando por extração de DNA, PCR do gene 16S rRNA e clonagem gênica para o sequenciamento por método Sanger. Os resultados da análise taxonômica preliminar por meio das chaves Komarék & Anagnostidis (1998, 2005) permitiram diferenciar e classificar os isolados cianobacterianos em 7 gêneros, com a obtenção de 11 isolados de Limnothrix, quatro isolados de Synechococcus, três isolados de Leptolyngbya, duas de Spirulina, de Phormidium, de Pseudoanabaena e uma de Cephalothrix, totalizando 25 isolados. Sendo, 19 obtidos no período de cheia e 6 no período de seca. Foi também possível encontrar 4 gêneros de cianobactérias fixadoras de nitrogênio, sendo quatro Anabaena, duas Nostoc, duas Stigonema e uma Fischerella que serão isolados. Por fim, dentre os 25 isolados, dois foram identificados por morfológica e molecularmente, tendo sido classificados como Cephalothrix sp. GFB228 e Limnothrix sp GFB17-C.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIANE BRABO DE SOUSA
Presidente - 326026 - MARIA PAULA CRUZ SCHNEIDER
Externo à Instituição - SILVIA MARIA MATHES FAUSTINO
Notícia cadastrada em: 08/03/2024 09:44
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2