Banca de DEFESA: NOEMIA QUARESMA GONÇALVES

DISCENTE: NOEMIA QUARESMA GONÇALVES
DATA: 11/03/2024
LOCAL: SAT 05 - PREDIO MANOEL AYRES - ANEXO DO ICB

DIVERSIDADE CROMOSSÔMICA DE POPULAÇÕES DO GÊNERO Hypostomus (SILURIFORMES, LORICARIIDAE) UTILIZANDO SEQUÊNCIAS REPETITIVAS DE DNA

DNA repetitivo; rearranjos cromossômicos; citogenômica; peixes neotropicais; diversidade cromossômica

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Animal

Sequências repetitivas representam a maior parcela dos genomas eucariotos, tendo envolvimento em diversos aspectos fisiológicos e estruturais nestes genomas, e sua participação em eventos de reorganização cromossômica representa um importante aspecto biológico. O gênero Hypostomus possui similaridades no padrão morfológico, e o padrão de coloração dos espécimes pode variar intra-especificamente, assim, a identificação morfológica aliada a identificação molecular, pode ser utilizada em estudos no grupo de peixes, para questões taxonômicas, e os tornam modelos interessantes para análise  do papel de sequências repetitivas na diversificação cromossômica devido a extensa diversidade citogenética apresentada. Neste trabalho, analisou-se o papel de diferentes sequências repetitivas de DNA em mecanismos de diversificação cromossômica, e identificação molecular através do gene Citocromo Oxidase Subunidade I  (COI)  em populações de Hypostomus coletadas na região Amazônica, Brasil. As análises foram comparativas, utilizando coloração convencional, bandeamento C e Hibridização in situ Fluorescente com sondas de rDNA 18S, rDNA 5S e sequências teloméricas. Além disso,  realizou-se sequenciamento parcial da região codificante do gene COI. Os resultados mostraram os seguintes cariótipos de para H. plecostomus: 2n = 68, FC (18m/sm+50st/a) e NF = 112 no rio Maracapucú; 2n = 68, FC (18m/sm+50st/a) e NF = 114 no rio Quianduba; 2n = 68, FC (14m/sm+54st/a) e NF = 112 na ilha do Tabatinga; 2n = 68, FC (20m/sm+48st/a) e NF = 108 no rio Sirituba; 2n = 68, FC (22m/sm+46st/a) e NF = 112 na ilha do Capim. A distribuição da heterocromatina constitutiva foi observada na maioria dos cromossomos em regiões centroméricas, e algumas bandas heterocromáticas em alguns cromossomos em regiões intersticiais e distais. O mapeamento do rDNA 18S demonstrou o mesmo padrão de distribuição em 3 pares de cromossomos subetlocêntricos em regiões distais do braço curto para as populações dos rios Maracapucú e Quianduba, enquanto que na população da ilha do Tabatinga, ocorreu em 3 pares de cromossomos, sendo 2 pares subtelocêntricos e 1 par metacêntrico, também nas regiões distais do braço curto. Já na população do rio Sirituba, o 18S ocorre em 5 cromossomos, em 1 par acrocêntrico, 1 par subtelocêntrico e em 1 cromossomo subtelocêntrico na região distal do braço curto. Na população da ilha do Capim, o 18S ocorre em 3 pares de cromossomos, sendo 2 pares subtelocêntricos, e em 2 cromossomos metacêntricos não homólogos, na região distal do braço curto. O padrão de distribuição do rDNA 5S se manteve para todas as populações, em 1 par de cromossomos metacêntricos na região proximal do braço curto, e a distribuição de sequência telomérica se apresentou nas regiões terminais de todos os cromossomos para todas as populações. A análise dos dados  de sequenciamento do gene COI confirmou a identificação das amostras analisadas neste estudo como H. plecostomus e H. watwatta. A diversidade cromossômica em Hypostomus é observada diante do elevado 2n, e variação de fórmulas cariotípicas entre as populações com o mesmo 2n, assim como observamos um padrão váriavel de dispersão das sequências repetitivas em populações da mesma espécie. Além disso, este trabalho demonstra a primeira ocorrência registrada da espécie H. watwatta para a região coletada. O mapeamento de sequências repetitivas no gênero tem se mostrado interessante para a contribuição da elucidação de mecanismos cromossômicos que estão envolvidos na evolução caríotipica deste grupo. Assim como, o DNA barcoding pode contribuir para resoluções taxonômicas envolvendo este complexo grupo.

Externo à Instituição - AUGUSTO CESAR PAES DE SOUZA
Presidente - 327135 - CLEUSA YOSHIKO NAGAMACHI
Interno - 327067 - JULIO CESAR PIECZARKA
Interno - 2378657 - MARCELO NAZARENO VALLINOTO DE SOUZA