Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PRISCILA MEDEIROS OLÍMPIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PRISCILA MEDEIROS OLÍMPIO
DATA: 29/08/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

SISTEMÁTICA E TAXONOMIA INTEGRATIVA PARA COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE E OS RELACIONAMENTOS FILOGENÉTICO DE MORCEGOS DO GÊNERO MOLOSSUS (CHIROPTERA, MOLOSSIDAE)

Complexos de espécies; Divergência genética; Morcegos mastiff; Região Neotropical;

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Animal

O gênero Molossus possui 15 espécies de morcegos reconhecidas que se distribuem apenas na região Neotropical, ocorrendo desde o norte do México até o sul da Argentina, incluindo várias ilhas do Caribe. As espécies desse gênero são morfologicamente semelhantes tornando sua taxonomia confusa e instável, além disso, os limites de diferenciação das espécies ainda são pouco conhecidos pois, o nível de divergência genética, mesmo entre espécies morfologicamente bem caracterizadas é baixo apresentando divergência interespecífica menor ou igual a intraespecífica. Neste contexto evidencia-se a necessidade de estudos sobre a sistemática e taxonomia do grupo, para tanto objetiva-se com este estudo, integrar dados da morfologia, morfometria, molecular e de distribuição geográfica das espécies do gênero Molossus a fim de inferir quanto a história evolutiva e conservação deste grupo. Foram realizados sequenciamentos para o gene COI, de 160 amostras de M. molossus, 11 de M. coibensis, cinco de Molossus sp., e 31 de M. rufus provenientes dos biomas Amazonia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. O banco de dados foi constituído por mais de 800 sequências representando 13 espécies válidas e dois sinônimos juniores, provenientes das Américas e ilhas caribenhas. Foram incluídas sequências do Genbank e da plataforma BOLDSYSTEMS. As reconstruções filogenéticas foram geradas a partir da análise de Inferência Bayesiana, também foram obtidas as médias de divergências genéticas intra e interespecíficas. Foram examinados a pele e crânio dos espécimes de M. melini que apresentaram antebraço variando de 39.9 a 40.08 mm. A média de divergência intraespecífica foi de 1% com os espécimes do Pampa Argentino e agruparam no mesmo clado com probabilidade posterior de 1. Este corresponde ao primeiro registro dessa espécie para o Brasil, em uma ecorregião de Mata Atlântica, ampliando em 1.300 km a nordeste sua distribuição. Para os dados de divergência genética de Molossus verificou-se uma média intraespecífica baixa e para algumas espécies esta média foi maior que a interespecífica. Quanto as relações filogenéticas confirmaram-se a monofila do gênero e o status taxonômico de M. fentoni, M. verrilli, M. milleri e M. melini. E, apesar de uma ampla amostragem, tanto em ambiente (Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica), quanto de espécies não foi possível individualizar as espécies que formam o complexo M. rufus (M. aztecus, M. currentium, M. rufus, M. sinaloae, M. bondae e M. pretiosus) e separar M. molossus de M. coibensis.

Externo à Instituição - FERNANDA ATANAENA GONCALVES DE ANDRADE
Interno - 327067 - JULIO CESAR PIECZARKA
Presidente - 326353 - MARIA IRACILDA DA CUNHA SAMPAIO
Externo ao Programa - 2646631 - PERICLES SENA DO REGO