Banca de DEFESA: LUCAS DA SILVA E SILVA

DISCENTE: LUCAS DA SILVA E SILVA
DATA: 18/08/2022
LOCAL: Centro de Genômica e Biologia de Sistemas da UFPA

ORGANIZAÇÃO E EXPRESSÃO DE GENES ASSOCIADOS À VIA DE INTERFERONS DO TIPO I EM MORCEGOS DA FAMÍLIA PHYLLOSTOMIDAE

Bats. Type I interferons. Gene expression.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Molecular e de Microorganismos

A Ordem Chiroptera é a segunda maior ordem de mamíferos conhecida, com mais de 1.400 espécies (mais de 20% dos mamíferos conhecidos). Esses animais sofreram drásticas adaptações no decorrer de sua evolução, as quais lhes permitiram chegar a habilidades únicas entre os mamíferos, como o voo e a ecolocalização. Entretanto, uma das características mais interessantes dos morcegos é a capacidade de abrigarem uma grande variedade de vírus, muitos causadores de viroses emergentes e letais para outros mamíferos, sem sofrerem qualquer sinal clínico de infecção, tornando-se assim reservatórios de uma série de vírus com potencial para zoonoses. Essa capacidade de acúmulo viral dos morcegos deriva da sua habilidade de supressão, a qual é associada a uma imunidade inata superativa e capaz de detectar e impedir a proliferação viral dentro do seu organismo. Entre os principais atuantes no processo de resposta imune e supressão viral estão os Receptores Toll- Like 3, 7, 8 e 9 e os interferons do tipo I, responsáveis por ativar o estado celular antiviral. Em razão do potencial zoonótico desses animais e da imunidade inata como um fator determinante para tal, o presente trabalho teve por objetivo determinar a organização genômica dos genes de interferon do tipo I para quatro famílias de morcegos e avaliar a expressão desses genes e de outros genes associados à produção desses interferons e à supressão viral em rim, encéfalo e fígado em três espécies da família Phyllostomidae. Nossos resultados sugerem que a organização dos genes de interferon do tipo I no loci onde se localizam evoluiu de diferentes formas nas diferentes famílias de morcego, visto que tanto eventos de contração quanto de expansão do loci puderam ser observados, bem como variável numero de genes de IFN-α e IFNω. Além disso, os genes de interferon se mostraram modulados, com um acúmulo de transcritos comparativamente mais elevado para os genes que codificam IFN-β que para os que codificam IFN-α; para os TLRs, IRFs e para o NLRP3 não houve evidência de modulação. Por outro lado, todos os animais foram negativos para infecção por Coronavirus, Flavivirus e Lyssavirus, evento UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR que pode ter influência sobre a dinâmica de expressão dos genes analisados.

Interno - 326353 - MARIA IRACILDA DA CUNHA SAMPAIO
Presidente - 326026 - MARIA PAULA CRUZ SCHNEIDER
Externo ao Programa - 2315294 - RENATA COELHO RODRIGUES NORONHA
Externo ao Programa - 326298 - TEREZA CRISTINA DE OLIVEIRA CORVELO