Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA MONTEIRO CARNEIRO

DISCENTE: DÉBORA MONTEIRO CARNEIRO
DATA: 29/04/2022
LOCAL: Auditório de Radioterapia do Hospital Ophir Loyola

Diagnóstico e evolução da sepse em plaquetas de pacientes na fase pré-clínica, infectados e não infectados com SARS-CoV-2

SARS-CoV-2, Sepse, Biomarcador Molecular

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Humana e Médica

Esta dissertação de mestrado tem sua aplicação associada à produção de conhecimento e de uma metodologia inovadora para a superação de um problema de grande importância à saúde pública, a sepse. Problema este que não pode ser resolvido apenas por uma combinação de meios de intervenção já existentes. A incidência da sepse sofre variações dependendo do hospital estudado, sendo maior naqueles que lidam com pacientes mais graves clinicamente, como o Hospital Ophir Loyola de Belém do Pará. Adicionalmemte, as condições sanitárias influenciadas pela pandemia causada pelo Sars-Cov-2 aumentam a incidência de sepse. O diagnóstico e tratamento precoce constituem as principais armas para redução da mortalidade.O presente projeto propõe legitimar na sepse uma solução biotecnológica desenvolvida pelo nosso grupo de pesquisa e protegida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com o nome de “Processo e Biomarcador Molecular” (PBM) e que recentemente foi patenteada nos Estados Unidos no “United States PatentandTrademark Office”. O PBM foi desenvolvido para atuar em casos de carência de concentrado de plaquetas (CP) em bancos de sangue, situação que comumente atinge países com poucos doadores de sangue, como o Brasil. O PBM utiliza os miRNAs mir127 e mir320a como biomarcadores de avaliação do “prazo de validade” das bolsas de CP com período de armazenamento avançado em banco de sangue. Bolsas no quinto dia de armazenamento podem ser testadas para a relação da expressão entre mir127 e mir320a. Se a expressão de mir127 for menor do que mir320a indica que as plaquetas sofreram envelhecimento in vitro e/ou lesão por infecção de agentes patogênicos. Desta forma, o PBM detectaria prematuramente a deterioração que as plaquetas sofrem, pela presença dos patógenos, como o Sars-Cov2, no sangue dos pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que ainda não manifestaram sepse. A sepse é uma síndrome complexa caracterizada por uma resposta imune, endócrina e metabólica desordenada mediada por uma infecção. Essa resposta exagerada pode levar à falha de vários órgãos, choque e morte. A resposta pró-inflamatória desencadeada durante a sepse leva à ativação do sistema de coagulação e ao dano endotelial, com ativação de plaquetas que podem ser ainda mais estimuladas por interações diretas com patógenos. Essa ativação plaquetária é revelada pela tecnologia do PBM. Investigar biomarcadores de prognóstico que descriminem com melhor precisão a qualidade plaquetária numa infecção generalizada é de suma importância para impedir o agravamento clínico, no qual o paciente pode UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR evoluir rapidamente da sepse ao choque séptico ou mesmo ao óbito. Assim, o objetivo principal desta dissertação é diagnosticar e prognosticar a sepse, em pacientes com e sem Sars-Cov-2 na fase pré-clínica, por meio da tecnologia PBM, para permitir intervenções e alterações de conduta terapêutica que evitem a progressão da infecção e melhorem as condições de saúde dos pacientes. Para esse proposito, amostras de pacientes internados na UTI do Hospital Ophir Loyola serão avaliadas quanto a deteriorização plaquetaria pela presença de patógenos no sangue, por meio da tecnologia PBM e quanto a funcionalidade pela ativação plaquetaria detectada por analise imunofenotípica.

Presidente - 2178367 - ROMMEL MARIO RODRIGUEZ BURBANO
Interno - 1646317 - NEY PEREIRA CARNEIRO DOS SANTOS
Externo à Instituição - CARLA DE CASTRO SANT''''''''ANNA
Notícia cadastrada em: 25/04/2022 13:19