Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMEA GABRIELA DE OLIVEIRA RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMEA GABRIELA DE OLIVEIRA RAMOS
DATA: 12/03/2019
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do Lab. Biologia Pesqueira - ICB/UFPA
TÍTULO:

Caracterização da pesca artesanal e a cadeia produtiva da pesca no principal porto da RESEX-Mar Mocapajuba, São Caetano de Odivelas, Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

RESEX-Mar Mocapajuba. Pesca artesanal. Desembarque. Cadeia produtiva.


PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

O estuário amazônico tem sido ocupado há várias gerações, sendo a pesca a principal atividade econômica da população que nele reside. Na área do salgado paraense historicamente São Caetano de Odivelas se destaca pela captura de caranguejo, mas também por suas águas piscosas, o que desenhou uma pesca artesanal forte para o município. Nas últimas décadas os avanços tecnológicos intensificaram as pressões sobre os estoques pesqueiros de forma a alterar a organização das frotas e, particularmente, as relações de parceria que organizam as atividades da pesca artesanal no município. Por outro lado a melhoria nas vias de acesso por terra forjam novas e diferentes cadeias produtivas também influenciadas pelo crescimento do mercado consumidor. A esse cenário se agrega a instituição da RESEX-Mar Mocapajuba, cujo comitê gestor ainda se encontra em fase de formação. Este projeto tem por objetivo (re)conhecer a pesca artesanal e a cadeia da pesca no interior do município de São Caetano de Odivelas, usando como lócus principal de pesquisa a comunidade de Cachoeira, onde se localiza o principal porto de desembarque do município. A metodologia aplicada será estabelecida por meio de uma abordagem quali-quantitativa, utilizando pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários e realização de entrevistas semi-estruturadas junto aos pescadores que aportam em Cachoeira. A técnica de pesquisa repousa em critérios etários e de marcadores econômicos e sociais, assim como de características das embarcações. Resultados preliminares apontam para a existência de diversas funções no interior da embarcação, assim como variadas formas de divisão da produção e papeis sociais que definem o planejamento da viagem até o momento do desembarque. As pescarias podem durar entre 10 e 30 dias, navegando próximo ao município ou ao extremo norte das Guianas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Externo à Instituição - NEILA DE JESUS RIBEIRO ALMEIDA-
Externo ao Programa - 2223661 - SERGIO CARDOSO DE MORAES
Presidente - 3185045 - VOYNER RAVENA
Notícia cadastrada em: 07/02/2019 16:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1