Notícias

Banca de DEFESA: ANA CAROLINA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA DE SOUSA
DATA: 27/04/2016
HORA: 09:00
LOCAL: LM 02
TÍTULO:

A influência do nível de fibra dietária no desempenho zootécnico e na morfohistologia do fígado do Baryancistrus xanthellus (Siluriformes, Loricariidae)


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras chaves: Nutrição de peixes, peixes ornamentais e aquicultura


PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO:

O objetivo deste trabalho foi estudar a influência das fibras na alimentação do loricarídeo Baryancistrus xanthellus e seus efeitos no desempenho zootécnico, nos parâmetros bioquímicos sanguíneos e na morfohistologia do fígado da espécie. Foram utilizados 90 juvenis de Baryancistrus xanthellus distribuídos em 15 aquários de alimentação com capacidade de 80L. Os peixes foram alimentados com cinco dietas experimentais contendo por substituição 2, 9, 15, 20 e 25% de fibra bruta, em um delineamento com três repetições para cada nível de fibra. No estudo foram avaliados o desempenho zootécnico (taxa de crescimento específico, conversão alimentar, consumo alimentar, ganho de peso e fator de condição relativa) da espécie, as concentrações de glicose, triglicerídeos e colesterol presentes no sangue, além da análise histológica do fígado do animal. Houve maior consumo da ração contendo 25% de fibra pelos Baryancistrus xanthellus, assim como maior ganho de peso. Na análise sanguínea as menores concentrações de glicose e de triglicerídeos foram observadas nos peixes alimentados com as maiores concentrações de fibra (15% a 20%). A análise histológica mostrou que os peixes alimentados com 2% e 9% de fibra apresentaram alterações como hipertrofia e degeneração celular, enquanto que o fígado dos indivíduos alimentados com os demais níveis testados não foram alterados histologicamente. Resultados do presente estudo indicam que o Baryancistrus xanthellus consegue tolerar altos níveis de fibra em sua dieta, sem que haja comprometimento de seu desempenho produtivo, saúde e bem estar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2616204 - JAMES TONY LEE
Interno - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Externo à Instituição - LUIS ANDRÉ LUZ BARBAS
Externo ao Programa - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Interno - 1152695 - ROSSINEIDE MARTINS DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 25/04/2016 09:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2