Banca de QUALIFICAÇÃO: RUY RODRIGUES SANTIAGO NETO

DISCENTE: RUY RODRIGUES SANTIAGO NETO
DATA: 25/03/2022
LOCAL: Videoconferência via platarforma à distância

Antropogênico x natural: estudo de baseline de metais em uma região amazônica

Ecotoxicologia, mineração água, sedimento, hidrodinâmica, Rio Pará

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Barcarena é um grande polo de beneficiamento mineral na Amazônia. As atividades mineradoras na região, o beneficiamento e refino, podem mobilizar metais para os ambientes adjacentes, prinpalmente para os corpos d’água. Uma vez liberados no ambiente, esses metais sofrem processos químicos que podem causar acumulação tanto em componentes bióticos como abióticos. Fatores naturais como sazonalidade, hidrodinâmica e geologia também afetam a mobilidade e as concentrações de metais no ambiente. Nesse sentido, é necessário investigar, na região de Barcarena, se as concentrações de metais são estão mais relacionadas com fatores naturais, antrópicos ou ambos, com influência heterogênea no espaço. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é quantificar as concentrações de metais em água e sedimento de uma região no estuário do Rio Pará próximo a Barcarena para gerar baselines ambientais compatíveis com a realidade regional. Para tanto, água e sedimento estão sendo coletados em seis pontos ao longo das margens do Estuário do Rio Pará, em diferentes períodos sazonais (transição estiagem-chuvoso, chuvoso, transição chuvoso-estiagem e estiagem). Em cada ponto estão sendo coletadas 3 réplicas durante a enchente e vazante para as análises dos metais (Al, Ba, Mn, Cr, Ni, Pb, As, Cd, Fe e Hg) em água (fração total e dissolvida) e em sedimentos (fração total) superficiais. Os metais serão analisados por Espectrometria de Absorção Atômica com atomização em Chama, Forno de Grafite, Vapor Frio de Mercúrio e Geração de Hidretos. As concentrações dos elementos serão calculadas em μg/L (ppb) para água e mg/kg (ppm) para sedimento. Uma campanha de coletas já foi realizada e as amostras de água obtidas foram enviadas para laboratório Laboratório de Análises Químicas da Universidade Federal de Santa Maria (RS) para as análises químicas. As amostras de sedimento estão em processo de secagem em estufa para serem enviadas para as análises. Espera-se que a variação das concentrações de metais encontradas na região apresente uma grande influência de sua constituição geológica natural, na maior parte dos pontos de coleta. Essa afirmação está baseada na premissa de que a área de estudo está inserida no Arcabouço da formação Geológica Barreiras que é constituído por componentes metálicos como Alumínio, Ferro e Manganês. Paralelamente faz parte de um contexto amazônico marcado pela forte sazonalidade e elevado dinamismo das águas do estuário do Rio Pará. Em adição, essa quantificação de metais na região do Estuário do Rio Pará pode gerar subsídios teóricos para a geração de valores limites compatíveis com a realidade local. Como consequência, tais resultados também podem contribuir com a legislação local, auxiliando no gerenciamento ambiental da região.

Externo à Instituição - ADAUTO LIMA CARDOSO
Presidente - 1649237 - LILIAN LUND AMADO
Externo à Instituição - LYGIA SEGA NOGUEIRA
Interno - 946.987.083-20 - MARCELO COSTA ANDRADE - UFPA