Notícias

Banca de DEFESA: LUIZ FERNANDO GOMES DOS PASSOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ FERNANDO GOMES DOS PASSOS
DATA: 18/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência via platarforma à distância
TÍTULO:

EFEITOS DO BARRAMENTO DO RIO XINGU SOBRE AS CARACTERÍSTICAS REPRODUTIVAS DE CINCO ESPÉCIES DE PEIXE DA FAMÍLIA SERRASALMIDAE, BACIA AMAZÔNICA, BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Amazônia, Barragem, Myloplus, Serrasalmus, peso-comprimento, reprodução


PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

O baixo rio Xingu é um dos maiores tributários da Amazônia e apresenta características geográficas bastante peculiares. Essas características favorecem a diversidade de microambientes que levam o isolamento das populações, causando alteração no ciclo de vida da ictiofauna local. As ações antrópicas causam efeitos sobre a biodiversidade aquática, efeitos esses que podem comprometer a estrutura dessas comunidades. Essas ações têm levado com que as espécies de peixes adotem novas estratégias que favoreçam o seu ciclo de vida e que continue garantindo a perpetuação das espécies. Com isso, o presente trabalho investigou as possíveis alterações nas estratégias reprodutivas das assembleias de peixes pertencentes a família Serrasalmidae do Baixo Rio Xingu após o barramento do rio após a construção da usina hidrelétrica Belo Monte. Um total de 5799 peixes distribuídos em 2 gêneros e 5 espécies entre os períodos pré e pós-barramento que compreende coletas entre os anos de 2012 a 2020 foram amostrados. Esses peixes foram identificados quanto ao sexo, estágio de maturação gonadal, e foram verificados quanto a proporção sexual, tamanho de primeira maturação, frequência dos estágios de maturação e relação entre peso e comprimento no período pré e pós-barramento e para todos os ciclos hidrológicos e nos diferentes setores (montante e jusante). As relações peso e comprimento para as espécies apresentaram correlação forte positiva para todos os períodos e setores amostrados, a proporção sexual se diferiram significativamente no período de cheia para M.rubripinni e M.schomburgkii no pré-barramento, para S.rhombeus no pós-barramento setor montante e S.manueli em todos os períodos e setores, no período da seca as espécies M.arnoldi e M.rubripinnis diferiram significativamente no período de pré-barramento, M.schomburgkii e S.rhombeus no pós nos dois setores e S.manueli em todos os períodos e setores. O tamanho de primeira maturação aumentou para Myloplus no pós-barramento, enquanto que para Serrasalmus diminuiu, houve uma sincronia na desova para as espécies, que ocorre no final do período da seca e início do período da cheia. Assim, nossos resultados indicam que os padrões de crescimento e reprodução das populações foram impactados e esses resultados fornecem informações importantes para a melhoria do monitoramento dos recursos pesqueiros.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Externo à Instituição - FRIEDRICH WOLFGANG KEPPELER
Externo à Instituição - GUSTAVO HALLWASS
Presidente - 946.987.083-20 - MARCELO COSTA ANDRADE - UFPA
Interno - 526.336.242-00 - TOMMASO GIARRIZZO - UFPA
Externo à Instituição - YANNE ALVES MENDES
Notícia cadastrada em: 07/02/2022 10:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2