Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON DE ABREU MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON DE ABREU MONTEIRO
DATA: 03/07/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Núcleo de Medicina Tropical/UFPA
TÍTULO: Prevalência de sequelas neurológicas e incapacidades em pacientes com HIV/aids e toxoplasmose cerebral: análise das condições clínico-epidemiológicas e implicações para reabilitação.
PALAVRAS-CHAVES: Toxoplasmose cerebral; aids; epidemiologia; reabilitação.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO: A toxoplasmose cerebral é uma infecção oportunista do sistema nervoso central comumente observada em pacientes com HIV/aids. Embora sua incidência e mortalidade tenham sido reduzidas com o advento dos antirretrovirais de alta eficiência, estudos a confirmam como uma doença altamente prevalente, particularmente, entre aqueles com imunodeficiência avançada e ausência de profilaxia. Resultado, na maioria das vezes, da reativação de uma infecção latente pelo protozoário Toxoplasma gondii, a doença pode ocasionar danos permanentes nos tecidos cerebrais com consequentes déficits neurológicos que repercutem nas capacidades físicas, emocionais, sociais e vocacionais do seu portador. O papel do profissional de reabilitação amplia-se diante desse contexto, uma vez que a necessidade de seus serviços torna-se eminente. Diante do exposto, este projeto se propõe a investigar a prevalência de sequelas neurológicas e incapacidades em pacientes com diagnóstico de toxoplasmose cerebral e HIV/aids, além de discutir as implicações para o manejo clínico desses pacientes no processo de reabilitação.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1804525 - DENISE DA SILVA PINTO
Externo ao Programa - 1556359 - HELLEN THAIS FUZII
Presidente - 2320557 - JUAREZ ANTONIO SIMOES QUARESMA
Notícia cadastrada em: 10/06/2013 11:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1