Banca de QUALIFICAÇÃO: JANNYCE GUEDES DA COSTA NUNES

DISCENTE: JANNYCE GUEDES DA COSTA NUNES
DATA: 14/06/2013
LOCAL: AUDITÓRIO JOÃO PAULO MENDES- ICB- UFPA
TÍTULO: AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E SORODIAGNÓSTICA DA PARACOCCIDIOIDOMICOSE – ANÁLISE DE EXOANTÍGENOS REGIONAIS E DE REFERÊNCIA DO GÊNERO Paracoccidioides
PALAVRAS-CHAVES: PARACOCCIDIOIDOMICOSE; SORODIAGNÓSTICO; EXOANTÍGENOS; EPIDEMIOLOGIA
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
SUBÁREA: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
RESUMO: A paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose sistêmica causada pelo fungo termodimórfico do gênero Paracoccidioides que é constituído por quatros variantes filogenéticas: PS2, PS3, S1 referentes à espécie Paracoccidioides brasiliensis e Pb01-like à espécie Paracoccidioides lutzii. A principal via de infecção humana parece ser por inalação de propágulos fúngicos dispersos no ambiente, e o estabelecimento da doença, depende da resposta imune do hospedeiro, como um dos fatores envolvidos. A doença é prevalente na América Latina, sobretudo, no Brasil, Colômbia, Venezuela, Argentina e Equador. No Brasil, a PCM está entre as oito principais causas de morte em meio às doenças infectoparasitárias crônicas e a primeira entre as micoses sistêmicas, todavia, a PCM ainda se apresenta como uma doença negligenciada na maior parte do cenário nacional, cuja taxa de mortalidade estimada para novos casos é de 3.360. Os indivíduos mais acometidos são trabalhadores rurais com idade entre 30 e 60 anos, que acomete indivíduos na faixa etária mais produtiva de suas vidas, e na proporção de até 15:1, entre homens e mulheres. As formas clínicas podem variar de aguda a crônica. O tratamento é longo e não exclui o aparecimento de recaídas nem de sequelas decorrentes a doença. O padrão-ouro para o diagnóstico da PCM baseia-se na observação de levedura multibrotante no exame micológico direto ou isolamento em meio de cultura. Entretanto, há uma dificuldade de se obter positividade nesses métodos, muitas vezes, devido à presença de baixo número de leveduras, lesões poucos acessíveis, quantidade insuficiente de material clínico e demasiado tempo requerido para o cultivo. Todos estes aspectos fazem com que os métodos sorológicos sejam tomados como de escolha em muitos casos. Esses testes se baseiam na pesquisa de anticorpos ou antígenos circulantes e são de grande valia para se obter o diagnóstico precoce, além de trazer informações acerca do prognóstico da doença e controle de cura da micose. A sensibilidade e a especificidade variam grandemente, de acordo com a técnica, o isolado fúngico e o preparado antigênico utilizado nestes ensaios. Recentemente dois isolados, IEC-2005 e IEC-1744, foram recuperados de pacientes no Estado do Pará e descritos dentro da espécie P. lutzii. De acordo com laboratoriais locais, onde sabe-se que aproximadamente 10-15% dos pacientes de PCM registrados no serviço, não responderam ao ensaio sorológico quando antígenos proveniente de cepa referência oriunda de outro local foram utilizados. Neste contexto, faz-se necessário avaliar a epidemiologia e a resposta imune humoral dos pacientes com suspeita desta importante doença, que foram atendidos no serviço de Micologia do Instituto Evandro Chagas, através da realização do diagnóstico imunológico sob a análise de exoantígenos regionais IEC-2005 e IEC-1744 e de referência B-339 e P01- like do gênero Paracoccidioides pelas técnicas de imunodifusão, ELISA, Western blotting e ensaio de avidez. O estudo, portanto, vem trazer contribuições importantes no sentido de conhecer a resposta imune humoral dos pacientes frente à exoantígenos regionais e, consequentemente direcionar de maneira mais eficaz o diagnóstico soroepidemiológico nos centros de referência da PCM, doença essa, que representa um grave problema de saúde pública no Brasil.
Externo à Instituição - ANA YECÊ DA NEVES PINTO - IEC
Interno - 2206136 - LUIZ FERNANDO ALMEIDA MACHADO
Presidente - 330.495.642-53 - SILVIA HELENA MARQUES DA SILVA - IEC
Notícia cadastrada em: 24/05/2013 10:55