Notícias

Banca de DEFESA: LILIAN JÉSSICA DOS PASSOS LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIAN JÉSSICA DOS PASSOS LIMA
DATA: 26/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

ANÁLISE DOS ANTICORPOS IgG ADQUIRIDOS POR EXPOSIÇÃO NATURAL OU IMUNIZAÇÃO COM PROTEÍNA RECOMBINANTE CONTENDO ANTÍGENO DAS FORMAS SANGUÍNEAS DE Plasmodium vivax (PvMSP1-19)


PALAVRAS-CHAVES:

 Malária; Plasmodium vivax; Anticorpos IgG; MSP1-19


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Imunologia
RESUMO:

Na malária humana, a resposta imune é complexa e espécie-específica, com aquisição de anticorpos que reconhecem diferentes componentes antigênicos, expressos nos estágios de diferenciação do ciclo de vida do Plasmodium spp. Os anticorpos constituem um componente importante da resposta imune contra antígenos de superfície, incluindo a porção C-terminal da proteína-1 da superfície do merozoíto de Plasmodium vivax (PvMSP1-19). Essa proteína é altamente imunogênica em humanos e em modelos animais, induzindo altos níveis de anticorpos IgG. Neste estudo, comparamos os níveis de IgG anti-PvMSP1-19 adquiridos após a exposição natural ao parasito inteiro ou imunização ativa em camundongos com antígeno recombinante contendo a MSP1-19 de P. vivax (His6-MSP1-19), e descrevemos o padrão de reconhecimento da proteína nativa nas formas sanguíneas por soro de indivíduos expostos à malária. As análises foram realizadas por meio de ensaio imunoenzimático (ELISA) e imunofluorescência indireta (IFI). A concentração dos anticorpos foi determinada em pools de soro humano e em soros individuais de camundongos imunizados. Os três pools de soro humano apresentaram título de 1:12.800, e na imunização experimental os títulos variaram de 1:3.200 a 1:25.600. Na análise por imunolocalização realizada com pools de soro humano, descrevemos marcações que indicam a presença de imunocomplexos formados entre os anticorpos IgG de humanos e a proteína MSP1 nativa, expressa na superfície de formas sanguíneas. Essas marcações evidenciam formas do parasito semelhantes a merozoítos e esquizontes, em preparação de sangue obtido de paciente diagnosticado com malária causada por P. vivax. Essas descrições são relevantes no sentido de gerar informações acerca da localização e distribuição da MSP1-19, bem como possibilitar obter anticorpos para analisar possíveis alterações estruturais do parasito, decorrentes da formação de imunocomplexos pela ligação dos anticorpos IgG com a proteína nativa na membrana das formas sanguíneas do Plasmodium vivax. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2189846 - EDILENE OLIVEIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER
Interno - 118.790.092-34 - MARINETE MARINS PÓVOA - IEC
Presidente - 2153543 - MARISTELA GOMES DA CUNHA
Notícia cadastrada em: 11/08/2021 15:27
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1