Banca de QUALIFICAÇÃO: EDINA RAQUEL MENESES SILVA

DISCENTE: EDINA RAQUEL MENESES SILVA
DATA: 15/05/2013
LOCAL: AUDITÓRIO CENTRAL DO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS – ANANINDEUA/PA
TÍTULO: DIFERENCIAÇÃO MOLECULAR, CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA E FENOTÍPICA DE LEVEDURAS DO COMPLEXO PSILOSIS (Candida parapsilosis, C. orthopsilosis e C. metapsilosis)
PALAVRAS-CHAVES: COMPLEXO PSILOSIS; IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR; BIOQUÍMICA; FATORES DE VIRULÊNCIA.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO: A levedura Candida parapsilosis é um microrganismo emergente com potencial de patogenicidade para candidíase superficial e sistêmica, elevada taxa de mortalidade e importante impacto nos serviços de saúde. É uma levedura comensal da pele humana, considerada uma real ameaça aos pacientes hospitalizados visto que as mãos dos trabalhadores em saúde são importantes vetores para a aquisição de infecções exógenas, além de que este patógeno está frequentemente associado ao uso de dispositivos médicos de longa permanência, uso de nutrição parenteral e neonatos de muito baixo peso, entre outros fatores de risco. A heterogeneidade genotípica dos isolados clínicos identificados como Candida parapsilosis levou à recente designação de três espécies indistintas morfologicamente, mas com diferenças genotípicas suficientes para formar o chamado Complexo Psilosis: Candida parapsilosis, C. orthopsilosis e C. metapsilosis. Estas espécies tem demonstrado diferenças epidemiológicas na Europa, Ásia e América Latina, além de diferenças quanto à fatores de virulência e susceptibilidade aos antifúngicos sendo recomendável, portanto, a identificação de espécimes clínicos em nível de espécie para melhorar o manejo das infecções e o adequado emprego da terapia antifúngica. O presente trabalho tem como escopo a identificação molecular e a descrição de aspectos bioquímicos e fenotípicos de leveduras do Complexo Psilosis provenientes de diferentes sítios corpóreos de pacientes encaminhados ao Instituto Evandro Chagas entre 2005 e 2012. Serão utilizados 52 isolados anteriormente identificados como Candida parapsilosis por técnica semi-automatizada, os quais serão reidentificados pela metodologia automatizada Vitek 2®. A identificação molecular das espécies será por Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) convencional utilizando iniciadores espécie-específicos. Será realizada prova colorimétrica em meio de Cultura Eosina Azul de Metileno (EAM) como meio de identificação presuntiva. O perfil enzimático das espécies do Complexo Psilosis será determinado por protocolos que utilizam meios de cultura específicos para cada enzima pesquisada quanto à sua atividade (Gelatinase, Lipase, Urease, DNAse, Caseinase, Fosfolipase e Proteinase). Os isolados também serão testados quanto à formação de biofilme e susceptibilidade aos antifúngicos itraconazol e fluconazol. A partir dos resultados obtidos, espera-se adquirir o conhecimento da distribuição das espécies do Complexo Psilosis e suas características fenotípicas, visando colaborar na vigilância da prevalência destes patógenos na região Norte do Brasil, a qual é carente de tais dados.
Externo à Instituição - DANIELA CRISTIANE DA CRUZ ROCHA - IEC
Interno - 038.170.322-34 - EDVALDO CARLOS BRITO LOUREIRO - UFPA
Presidente - 330.495.642-53 - SILVIA HELENA MARQUES DA SILVA - IEC
Notícia cadastrada em: 07/05/2013 10:43