Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO ANDRE FERREIRA BORGES DA COSTA

DISCENTE: PAULO ANDRE FERREIRA BORGES DA COSTA
DATA: 29/04/2013
LOCAL: Sala 03-3º piso Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará
TÍTULO: HELMINTOFAUNA DE Bothrops atrox (SERPENTE: VIPERIDAE) DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA E DA RESERVA DE CAXIUANÃ
PALAVRAS-CHAVES: Bothrops atrox, helmintofauna, Caxiuanã
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO: A grande biodiversidade amazônica exige a realização de cada vez mais estudos de composição faunística. Estima-se que mais de 70% das espécies de invertebrados da Amazônia ainda não possuam nomes científicos. Neste quadro se encontra o desconhecimento sobre a biologia dos parasitos. O estudo nesta área também constitui um importante indicador das relações tróficas, da estrutura das teias alimentares e preferências alimentares do hospedeiro. As serpentes são parasitadas por diversas espécies de helmintos parasitos. O trabalho se propõe a descrever a helmintofauna de serpentes da espécie Bothrops atrox, capturadas em uma área preservada (FLONA Caxiuanã, Melgaço-PA) e em uma área antropizada (Belém-PA), fazendo comparações entre as comunidades de helmintos encontrados entre as duas áreas. Para tanto, serão obtidos exemplares deste hospedeiro existentes na Coleção Herpetológica “Osvaldo Rodrigues da Cunha” do Museu Paraense Emílio Goeldi. Após a necropsia das serpentes, os helmintos coletados serão analisados através de técnicas de microscopia de luz e microscopia eletrônica de varredura, para a definição da espécie.
Presidente - 2178281 - JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS
Interno - 2517939 - ADRIANO PENHA FURTADO
Interno - 151.411.602-20 - ELANE GUERREIRO GIESE - UFRA
Notícia cadastrada em: 22/04/2013 08:33