Notícias

Banca de DEFESA: DÉBORAH PEREIRA DANELUSSI GOLIN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORAH PEREIRA DANELUSSI GOLIN
DATA: 04/04/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório "João Paulo Mendes"- ICB- UFPA
TÍTULO: SOROPREVALÊNCIA DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA HEPATITE B (VHB) EM FUNCIONÁRIOS DE UM HOSPITAL MUNICIPAL DA CIDADE DE ROLIM DE MOURA, RONDÔNIA, BRASIL.
PALAVRAS-CHAVES: Soroprevalência, Hepatite B, Profissionais de saúde
PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
SUBÁREA: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
ESPECIALIDADE: Virologia
RESUMO:

Os hospitais são entidades normalmente associadas à prestação de serviços à saúde, objetivando a assistência, o tratamento e a cura de pessoas acometidas por alguma patologia, no entanto, também pode ser responsável pelo acarretamento de vários riscos a saúde dos que ali trabalham (Barbosa, 1995). Esta situação de risco em que estão envolvidos os profissionais de saúde torna-se preocupante, uma vez que os acidentes ocupacionais podem ter repercussões psicossociais, levando a mudança nas relações sociais, familiares e de trabalho destes profissionais (Damasceno et al., 2006). Milhares de trabalhadores de saúde anualmente se acidentam e são afetados por trauma psicológico que perduram durante a espera dos resultados dos exames sorológicos, como: alterações das práticas sexuais, os efeitos colaterais das drogas profiláticas e a perda do emprego (Marziale et al., 2004; Castanha et al., 2007).

Entretanto, essas informações ainda são insuficientes para que os profissionais da área da saúde, principalmente os inseridos dentro do ambiente hospitalar, compreendam a gravidade desta problemática. Tornando-se valida, a coleta de dados entre esses profissionais, uma vez que proposta permitirá aos profissionais da área de saúde conhecer seu universo de trabalho provocando assim, melhoria de suas condutas (Oliveira & Murofuse, 2001; Soriano et al., 2008).

O trabalho tem como objetivo geral: Descrever a prevalência de marcadores sorológicos da infecção pelo VHB em funcionários do Hospital Municipal Amélio João da Silva, na Cidade de Rolim de Moura, Rondônia, e os possíveis fatores associados ao risco de infecção por este agente viral.

Será realizado um estudo de prevalência de base populacional do tipo observacional transversal. A população estudada será composta por funcionários do Hospital Municipal Amélio João da Silva, localizado na cidade de Rolim de Moura, Rondônia, único hospital publico do município.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2206136 - LUIZ FERNANDO ALMEIDA MACHADO
Interno - 1624683 - ANA CECILIA RIBEIRO CRUZ
Interno - 326879 - RICARDO ISHAK
Externo à Instituição - RODRIGO VELLASCO DUARTE SILVESTRE - IEC
Notícia cadastrada em: 03/04/2013 10:26
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1