Banca de DEFESA: CRISTINA MOREIRA BARBOSA

DISCENTE: CRISTINA MOREIRA BARBOSA
DATA: 05/04/2013
LOCAL: Sala de Virologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará
TÍTULO: Soroprevalência do Vírus da hepatite B em caminhoneiros que trafegam na BR 364 no Estado de Rondônia, BR
PALAVRAS-CHAVES: VHB, Soroprevalência e Caminhoneiros
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
SUBÁREA: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
ESPECIALIDADE: Virologia
RESUMO: A infecção causada pelo Vírus da hepatite B (VHB) é um grande problema de saúde pública no Brasil e no Mundo e a epidemiologia deste agente entre os caminhoneiros no Brasil ainda é pouco conhecida. Sendo assim o presente estudo teve o objetivo de investigar a prevalência de marcadores sorológicos da infecção pelo VHB em caminhoneiros que trafegam a BR 364, no Estado de Rondônia, Brasil. O estudo foi de cunho descritivo transversal e foram coletados dados epidemiológicos e sangue de 240 caminhoneiros, no Posto Fiscal de Vilhena, o “Portal da Amazônia”, no período de março de 2012. As análises sorológicas foram realizadas no LACEN-RO com a finalidade de investigar a presença de marcadores sorológicos específicos do VHB: HBsAg, anti-HBs e anti-HBc total. As amostras positivas para anti-HBc total foram testadas para os marcadores HBeAg, anti-HBe, anti-HBc IgM. A prevalência global ao VHB foi de 33,75%, sendo que 30,83% apresentaram positividade ao anti-HBc total e 2,92% ao HBsAg. Eram vacinados 7,92%, 58,33% revelam-se susceptíveis. Os fatores de risco associados não apresentaram significância estatística. Pode-se concluir que a população de caminhoneiros estudada apresentou uma alta prevalência de infecção para o VHB, revelando uma alta circulação desse vírus nessa população, assim como são altamente susceptíveis, resultados que apontam para uma necessidade de intensificação nas de políticas públicas de saúde voltadas a essa população a fim de evitar a disseminação do VHB.
Interno - 1258568 - ANTONIO CARLOS ROSARIO VALLINOTO
Presidente - 2206136 - LUIZ FERNANDO ALMEIDA MACHADO
Interno - 326879 - RICARDO ISHAK
Externo ao Programa - 2492740 - ROSIMAR NERIS MARTINS FEITOSA