Banca de QUALIFICAÇÃO: LOURDES OLIVEIRA GOMES

DISCENTE: LOURDES OLIVEIRA GOMES
DATA: 10/05/2013
LOCAL: Auditório “Miguel Azevedo” do Instituto Evandro Chagas, Belém, Pará.
TÍTULO: Avaliação Epidemiológica e Laboratorial de crianças com diarréia aguda atendidas em unidades de saúde em Rio Branco, Acre.
PALAVRAS-CHAVES: Diarréia infantil, Epidemiologia, Enteropatógenos Bacterianos, Estado do Acre
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO: A Doença Diarreica Aguda (DDA) ainda se configura como um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Aproximadamente dois milhões de crianças morrem anualmente, em decorrência das doenças diarreicas. Estes infantes possuem menos que cinco anos de vida e são oriundos principalmente de países em desenvolvimento. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo principal descrever aspectos epidemiológicos e laboratoriais da doença diarréica aguda em crianças de zero a cinco anos no município de Rio Branco, no período de 2011 a 2012. Trata-se um estudo observacional transversal, constituindo-se uma coorte, onde as amostras de espécimes fecais serão coletadas a partir de busca ativa, acompanhadas das informações relacionadas ao histórico epidemiológico dos pacientes. Os resultados encontrados serão organizados em banco de dados utilizando o programa estatístico EPINFO 7. As variáveis serão testadas utilizando testes não paramétricos, através do software BioEstat 5.0, e o cálculo da significância estatística será estabelecido nível alfa de 1% (p< 0,01). Este trabalho utilizará a técnica de análise espacial de dados agregados por áreas e usará o software TerraView versão 4.1.0 do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial do Brasil (INPE).
Interno - 1624683 - ANA CECILIA RIBEIRO CRUZ
Presidente - 038.170.322-34 - EDVALDO CARLOS BRITO LOUREIRO - UFPA
Notícia cadastrada em: 27/03/2013 08:58
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2