Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELOISA MARCELIANO NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELOISA MARCELIANO NUNES
DATA: 18/04/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas, do Instituto Evandro Chagas
TÍTULO: Infecção oculta pelo vírus da hepatite B, em comunidade amazônica submetida a intenso fluxo migratório, Pará, Brasil.
PALAVRAS-CHAVES: Hepatite B, Infecção oculta, Amazônia
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
SUBÁREA: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
ESPECIALIDADE: Virologia
RESUMO: O Município de Juruti localizado na Região Oeste do Estado do Pará, à margem direita do Rio Amazonas, pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e à microrregião de Óbidos, com população, estimada em 47.123 habitantes, sendo a maioria da área rural, distribuída em 178 comunidades, possui uma importante reserva de bauxita cuja exploração iniciou em 2005. Pela possibilidade do surgimento ou do aumento da frequência de doenças influenciadas por essa exploração, particularmente em relação às hepatites virais, foi desenvolvido na ocasião, o Projeto “Saúde no município de Juruti, Pará: cenário atual, desafios e possibilidades”, que entre outras investigações, desenvolveu pesquisa para definir a prevalência das infecções pelos vírus das hepatites. Nesse estudo foram coletadas inicialmente 1.630 amostras de soro de pessoas da demanda hospitalar municipal, as quais foram submetidas à análise dos marcadores sorológicos das hepatites A, B, C e D, por técnicas imunoenzimáticas. O estudo mostrou prevalência total de 42,6% para algum marcador do VHB, com 0,7% portadores do vírus; 9,1% com infecção pregressa pelo VHB; 31,4% apresentaram perfil de proteção vacinal e 1,4% mostraram perfil de infecção pregressa ou atual pelo VHB. Entre os portadores do vírus, 72,7% apresentaram VHB-DNA+, demonstrando em base laboratorial, que o VHB era de endemicidade moderada no Município de Juruti. A Amazônia ocidental caracteriza-se por ser uma das regiões no mundo com alta prevalência da hepatite B e poucos são os estudos desenvolvidos sobre a Hepatite Crônica B Oculta, nessa região. A detecção de indivíduos com sorologia anti-HBc isolado, mostrou a necessidade de ampliar esse estudo, com o objetivo de investigar a ocorrência de Hepatite Crônica B Oculta na população do Município de Juruti, Pará, Brasil, entre fevereiro de 2007 e novembro de 2010, para conhecer a prevalência desse achado em populações amazônicas, como é o caso da população do Município de Juruti, contribuindo para a detecção, o entendimento da evolução da doença e o prognóstico dos portadores dessa nosologia, principalmente no momento em que novas drogas estarão sendo usadas para o tratamento da hepatite B no país.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1624683 - ANA CECILIA RIBEIRO CRUZ
Presidente - 558.405.232-91 - MARCIO ROBERTO TEIXEIRA NUNES - IEC
Externo ao Programa - 1373864 - RITA CATARINA MEDEIROS SOUSA
Externo ao Programa - 3177918 - SIMONE REGINA SOUZA DA SILVA CONDE
Notícia cadastrada em: 02/03/2013 10:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1