Banca de DEFESA: EDILSON COELHO SAMPAIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILSON COELHO SAMPAIO
DATA: 20/03/2020
LOCAL: Auditorio LABVIR-ICB/UFPA

ANÁLISE COMPARATIVA DOS ASPECTOS CLÍNICOS, DO NÍVEL DE FUNCIONALIDADE, DO DESEMPENHO NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA E NOS PAPÉIS OCUPACIONAIS DE PACIENTES INFECTADOS PELO HTLV-1

HTLV-1. PET/MAH. Aspectos clínicos e funcionais. Desempenho nas AVD. Papéis Ocupacionais. Terapia Ocupacional.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
SUBÁREA: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
ESPECIALIDADE: Virologia

A Paraparesia Espástica Tropical ou Mielopatia associada ao HTLV (PET/MAH) pode impossibilitar, limitar ou restringir a participação do sujeito em suas atividades de vida diária (AVD) e nos seus papéis ocupacionais, afetando a saúde e a qualidade de vida.Este estudo tem por objetivo analisar a associação entre os aspectos clínicos, o nível de funcionalidade, o desempenho nas atividades da vida diária e nos papéis ocupacionais de grupos de pacientes infectados por HTLV – 1 atendidos em unidade de referência com ou sem sintomas de PET/MAH. Trata-se de um estudo observacional,  descritivo, analítico, transversal com abordagem quantitativa. Utilizou-se a Escala deIncapacidade Neurológica do Instituto de Pesquisa Evandro Chagas – EIPEC-2, O Índice de Barthel e a Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais. Na referida pesquisa, que foi aprovada em Comitê de Ética em Pesquisa (1.592.979), foram entrevistados 44 pacientes com HTLV-1 que fazem acompanhamento no Núcleo de Medicina Tropical (NMT) da Universidade Federal do Pará (UFPA), no Laboratório de Clínica e Epidemiologia de Doenças Endêmicas deste Núcleo ou no Laboratório de
Estudos em Reabilitação funcional (LAERF). Os resultados obtidos demonstraram maior frequência de pacientes assintomáticos (67,5%), que sintomáticos (32,5%). Identificou-se maior frequência do gênero feminino e de pessoas assintomáticas na faixa de 41 a 50 anos (33,3%) e pessoas sintomáticas na faixa etária de 51 a 60 anos (53,8%). Quanto à escolaridade, os pacientes assintomáticos tinham apenas o ensino médio e os sintomáticos o ensino fundamental. A maior parte dos pacientes, em ambos os grupos, eram casados ou solteiros. Quanto ao trabalho, ambos os grupos apresentaram grande associação com o trabalho doméstico. Em relação às características epidemiológicas a maior parte dos pacientes, em ambos os grupos, não receberam transfusão de sangue. Apenas um (2,9%) dos pacientes relatou ter utilizado drogas injetáveis. A relação sexual ainda é uma prática de 21 (77,8%) pacientes assintomáticos, enquanto apenas 04 pacientes sintomáticos (30,8%). Em relação ao tempo que eles sabem da infecção pelo vírus, 25 dos assintomáticos (90,6%) e 8 dos sintomáticos (61,5%) declararam saber da infecção há menos de 10 anos. E 16 dos pacientes assintomáticos (59,3%) e 08 dos sintomáticos (61,5%) disseram ter descoberto a infecção pelo HTLV-1 ao tentarem doar sangue.Após a avaliação, identificou-se que os pacientes assintomáticos apresentaram mais independência no desempenho das AVD e os sintomáticos apresentaram dependência leve. Os papéis ocupacionais sofreram mudanças nos pacientes sintomáticos mais significativamente, dada as suas condições clínicas e funcionais. Oplano de intervenção de Terapia Ocupacional permitiu sistematizar o planejamento de ações, que podem ser organizadas em metas a curto, médio e longo prazo, dependendo das necessidades terapêuticas dos pacientes. O plano também permite complementar e  aprimorar a assistência multiprofissional e interprofissional.

Presidente - 1258568 - ANTONIO CARLOS ROSARIO VALLINOTO
Interno - 689.538.792-72 - MARIA ALICE FREITAS QUEIROZ - UFPA
Interno - 2492740 - ROSIMAR NERIS MARTINS FEITOSA
Externo ao Programa - 1804525 - DENISE DA SILVA PINTO