Banca de DEFESA: MARIA ALICE FREITAS QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ALICE FREITAS QUEIROZ
DATA: 05/12/2014
LOCAL: LabVir/ICB/UFPA

MARCADORES DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA NA DOENÇA CARDÍACA ASSOCIADA À INFECÇÃO POR CHLAMYDIA

Chlamydia, doença cardíaca, IFNG, TGFB1, MBL, polimorfismo, expressão, dosagem

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
SUBÁREA: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
ESPECIALIDADE: Bacterologia

Fatores genéticos, estilo de vida e a presença de micro-organismos têm sido associados com desenvolvimento da doença cardíaca, principalmente com a aterosclerose. O presente trabalho investigou a influência de marcadores imunogenéticos da resposta inflamatória (IFNG, TGFB1 e MBL2) relacionada com a doença cardíaca em associação à infecção por Chlamydia. Foram analisadas amostras de 159 pacientes submetidos à cirurgia de revascularização do miocárdio (RM), 71 pacientes submetidos à cirurgia de troca de válvula (TV) e de 300 indivíduos do grupo controle (GC). A partir da extração do DNA e do RNA total de leucócitos foi realizada a identificação dos polimorfismos e a quantificação da expressão gênica, respectivamente. O polimorfismo TGFB1 (-509 C/T, rs1800469) foi identificado por meio da técnica de PCR-RFLP; a identificação dos polimorfismos IFNG (+874 A/T, rs2430561) e do éxon 1 do gene MBL2, bem como, a quantificação relativa do mRNA dos genes investigados, foram realizadas por meio da reação em cadeia mediada pela polimerase em tempo real (qPCR); os níveis plasmáticos de MBL foram determinados a partir de ensaio imunoenzimático do tipo ELISA. As análises das frequências dos genótipos para os polimorfismos IFNG (+874 A/T, rs2430561) e no gene MBL2 não mostraram diferenças significativas entre os grupos (RM, TV e GC), nem quando relacionados com a infecção por Chlamydia. Foi observada maior prevalência do genótipo heterozigoto para o polimorfismo TGFB1 (-509 C/T, rs1800469) no grupo RM, comparado ao grupo TV (p=0,03), mas esta diferença não foi significativa na presença dos marcadores de infecção para Chlamydia. Os níveis de expressão de IFNG foram menores no grupo de pacientes cardíacos (RM e TV), mesmo na presença de anticorpos para Chlamydia. Os níveis de expressão de TGFB1 foram mais elevados no grupo de pacientes cardíacos, sendo que no grupo RM, os genótipos CT e TT para o polimorfismo TGFB1 (-509 C/T, rs1800469) apresentaram maiores níveis de expressão. O grupo RM apresentou maior expressão de TGFB e menor expressão de IFNG. Os níveis plasmáticos de MBL foram mais elevados no grupo de pacientes cardíacos (RM e TV). Altos níveis de MBL foram associados com o genótipo selvagem para a variação no gene MBL2. Estes resultados mostram como os componentes imunológicos da resposta inflamatória podem promover, de diferentes maneiras, o desenvolvimento da doença cardíaca.

Presidente - 1258568 - ANTONIO CARLOS ROSARIO VALLINOTO
Interno - 2206136 - LUIZ FERNANDO ALMEIDA MACHADO
Externo ao Programa - 1774934 - FRANCISCO ACACIO ALVES
Externo ao Programa - 2492740 - ROSIMAR NERIS MARTINS FEITOSA