Notícias

Banca de DEFESA: MARCELO FRANCISCO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO FRANCISCO DA SILVA
DATA: 07/02/2020
HORA: 09:30
LOCAL: auditorio "João Paulo Mendes"- ICB UFPA
TÍTULO:

MICROPARASITOS EUCARIOTOS EM PEIXES DE INTERESSE COMERCIAL E AMBIENTAL CAPTURADOS NO MÉDIO CURSO DA BACIA DO RIO TOCANTINS, MARANHÃO, BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Parasitologia, Amazônia, Microparasitos eucariotos, Peixes tropicais, Rio  Tocantins.


PÁGINAS: 193
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO:

O desconhceimento sobre a diversidade e prevalência de parasitos pertencentes aos filos Apicomplexa, Microsporidia e Myxozoa na bacia do rio Tocantins é um fator que dificulta a discussão sobre a sanidade do pescado capturado na região, como também o debate sobre as relações parasito-hospedeiro na bacia e o papel destes parasitos sobre processos naturais de regulação do estoque pesqueiro. Ao longo do desenvolvimento do estudo foi realizada a análise de peixes capturados na região denominada médio curso do rio Tocantins, dentro da porção oriental do bioma amazônico, sob influência da zona de transição com o cerrado meridional maranhanse. Peixes envolvidos em diferentes níveis tróficos foram analisados, sendo observada a presença de myxozoários do gênero Myxobolus parasitando brânquias da espécimes microfágicos pertencente a espécie Astyanax aff bimaculatus, assim como descrita a infecção do tecido conjuntivo circunorbital dos olhos de Moenkhausia grandisquamis pela nova espécie de myxozoário Unicauda tavaresii n. sp. Em peixes raptoriais e algívoros da espécie Triportheus angulatus foi observada a ocorrência de relações multiparasitárias, com destaque a presença da nova espécie de coccídio Calyptospora gonzaguensis n. sp. e de taxa de Microsporídia, ambas provocando infecções do tecido hepático. Nesta espécie de peixe ainda foi observada infecções colecistica provocadas por um nova espécie de myxozoários, Myxidium imperatrizensis n. sp. Pertencente ao mesmo nível trófico de T, angulatus, os peixes da família Hemiodontidae da espécie Hemiodus unimaculatus foram hospedeiros de duas espécies novas de parasitos coelozóicos na vesicular biliar, Ceratomyxa fonsecai n. sp. e Zschokkella tocantinensis n. sp. A espécie de peixe carnivoro, nativo da bacia do rio Tocantins, Cichla piquiti, foi hospedeira do coccído hepático Calyptospora paranaidji n. sp. A diversidade conhecida de microparasitos eucariotos em peixes da bacia do rio Tocantins foi ampliada para duas espécies de coccídios da família Calyptosporidae e quarto espécies de myxozoários pertencentes as famílias Caratomyxidae, Myxobolidae e Myxidiidae.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2517939 - ADRIANO PENHA FURTADO
Externo à Instituição - ANA RITA DE LIMA
Presidente - 000.232.482-20 - EDILSON RODRIGUES MATOS - UFPA
Interno - 151.411.602-20 - ELANE GUERREIRO GIESE - UFRA
Externo à Instituição - MOACIR CERQUEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 16/01/2020 11:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2