Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVI MARCOS SOUZA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVI MARCOS SOUZA DE OLIVEIRA
DATA: 04/07/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala LM 09- ICB
TÍTULO: EXPRESSÃO DE CARBOIDRATOS ENCONTRADOS NA SUPERFÍCIE DO EPITÉLIO INTESTINAL DE Lutzomyia sp. (DIPTERA, PISYCHODIDAE) DO ESTADO DO PARÁ.
PALAVRAS-CHAVES: Helix pomatia lectin, Lutzomyia, glycoprotein. Leishmaniases
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia
RESUMO: As Leishmanioses são doenças distribuídas no mundo inteiro ocorrendo em 98 países. No Brasil, há casos de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) e Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) em todas as unidades federativas incluindo o Estado do Pará. As leishmanioses são transmitidas por várias espécies de flebotomíneos sendo a espécie Lutzomyia (Lutzomyia) longipalpis considerada o principal vetor de Leishmania (Leishmania) infantum chagasi, o agente etiológico de LVA. A especificidade na interação entre flebotomíneos e Leishmanias sp depende de moléculas de superfície presentes na membrana do parasito como o lipofosfoglicao (LPG) que é reconhecido por receptores do epitélio intestinal do vetor. Entretanto, em vetores permissivos, a interação parasito-hospedeiro é mediada por glicoproteínas que apresentam resíduos de N-acetylgalactosamine (GalNAc) do epitélio intestinal que provavelmente agem como sítios de adesão para moléculas lectina-like presentes na superfície das Leishmanias sp. O objetivo desse trabalho é caracterizar a expressão de carboidratos do epitélio intestinal de L. (L.) longipalpis mantidos em colonia e comparar com amostras da mesma espécie capturadas em campo e com outras espécies capturadas nos municípios de Cametá e de Barcarena (PA). Os flebotomíneos foram dissecados em paraformaldeído 1% e os intestinos serão incubados com lectinas-FITC. Lisados intestinas de L. (L.) longipalpis de colônia e de campo e de outras quatro species de flebotomíneos foram analisados por SDS-PAGE e Western Blotting e incubados com lectinas para caracterização dos residuos de carboidratos. Na interação in vitro, um grupo de flebotomíneos foi dissecado e o pool de intestinos foi incubado com 108 promastigotas/ml marcadas com CFSE. Outro grupo foi alimentado em membrane de pinto (Gallus gallus) contendo sangue de coelho com 108 promastigotas/mL marcadas com Carboxyfluorescein succinimidyl ester (CFSE). Resultados preliminares mostraram que as amostras de colônia e de campo foram positivas para HPA-FITC demosntrando a presença de GalNAc para cinco espécies estudadas incluindo L. (L.) longipalpis. A técnica de SDS-PAGE e Western Blotting mostraram que os lisados intestinais de L. (L.) longipalpis foram positivos para as lectinas HPA, CON-A, WGA e PNA. Três outras espécies estudadas (Lutzomyia (P.) complexus, Lutzomyia (N.) flaviscutellata e L. (N.) antunesi) foram positivas para HPA. Os resultados preliminares sugerem que o epitélio intestinal de L. (L.) longipalpis expressa uma grande variedade de resíduos de carboidratos incluindo GalNAc que é característico de vetores permissivos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA DE NAZARE MARTINS DA SILVA
Externo ao Programa - 2434806 - CHUBERT BERNARDO CASTRO DE SENA
Presidente - 2189846 - EDILENE OLIVEIRA DA SILVA
Interno - 2178281 - JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 01/07/2014 10:39
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2