Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA CRISTINA RODRIGUES FRADE

DISCENTE: PAULA CRISTINA RODRIGUES FRADE
DATA: 12/06/2014
LOCAL: Auditório "João Paulo Mendes" no Instituto de Ciências Biológicas
TÍTULO: ESTUDO DA AÇÃO DO ÁCIDO KÓJICO (AK) SOBRE NEUTRÓFILOS HUMANOS E DURANTE INFECÇÃO COM Leishmania (Leishmainia) amazonensis
PALAVRAS-CHAVES: Ativação de neutrófilos humanos; Leishmania (L.) amazonensis e Ácido Kójico
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia
RESUMO: Os neutrófilos são fagócitos envolvidos na resposta imune primária para eliminar patógenos. Leishmania é um protozoário responsável por uma das doenças infecciosas mais importantes do mundo e quimioterapia é o único tratamento efetivo, mas além do custo elevado, os fármacos são tóxicos e requerem um longo período de tratamento. Por isso a busca por novas drogas é de grande interesse. Neste trabalho, foi utilizado Ácido Kójico (AK), um metabólito secundário sintetizado por algumas espécies de fungos dos gêneros Aspergillus, Penicillium e Acetobacter. AK tem várias aplicações, sendo usado como aditivo alimentar, cosméticos, agente antitumoral, ativador de macrófagos ativador e agente leishmanicida. Assim, este estudo foi realizado para determinar os efeitos do AK como indutor da ativação de neutrófilos humanos e durante a interação com Leishmania (Leishmania) amazonensis. Os neutrófilos foram tratados durante 1 hora com 50 μg/ml de AK. Três ensaios foram utilizados para avaliar a viabilidade celular e os resultados obtidos mostraram que AK não possui efeito citotóxico em neutrófilos. As análises morfológicas mostraram extensa formação lamelilopódios, extensos pseudópodes, grande habilidade de espraiamento e aumento do volume celular, características que são frequentemente observadas em células ativadas. O aumento da área citoplasmática foi confirmado por análise morfométrica. Neutrófilos tratados possuíram uma maior capacidade de fagocitar parasitas Leishmania e o número de parasitas intracelulares diminuiu ao longo do tempo. Posteriormente, foi avaliado o “burst” oxidativo em neurófilos induzido por AK (espécies reativas de oxigênio - ROS, atividade da mieloperoxidase e óxido nítrico - NO), que são importantes mediadores leishmanicidas. As células tratadas demonstraram atividade microbicida que ocorreu por meio da produção de ROS, aumento da atividade da mieloperoxidase (MPO), porém a produção de NO não foi detectada. Em conclusão, esses resultados mostram que AK pode estar envolvido na ativação de neutrófilos por meio da produção de ROS, sugerindo um possível mecanismo de controle em neutrófilos infectados por Leishmania.
Interno - 2517939 - ADRIANO PENHA FURTADO
Externo ao Programa - 2568062 - BARBARELLA DE MATOS MACCHI
Presidente - 2189846 - EDILENE OLIVEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/05/2014 13:29