Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WANDA RUFINO DE FRANCA BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANDA RUFINO DE FRANCA BARROS
DATA: 26/10/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório Paulo Mendes - ICB/UFPA
TÍTULO:

ESTUDO CLINICO-EPIDEMIOLÓGICO E LABORATORIAL DA HISTOPLASMOSE EM PACIENTES HIV/AIDS ATENDIDOS EM HOSPITAL DE REFERENCIA NO ESTADO DO PARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

HIV, Histoplasma Capsulatum, Histoplasmose Disseminada


PÁGINAS: 34
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO:

A histoplasmose clássica é uma micose sistêmica causada por um fungo dimórfico, o Histoplasma capsulatum var. capsulatum. A doença é adquirida por inalação de microconídios da fase filamentosa do fungo, que se convertem em leveduras no pulmão. A infecção humana por H. capsulatum apresenta uma variedade de manifestações clinicas. A inalação de conídios causa uma infecção nos pulmões. Antes do desenvolvimento da imunidade celular, ocorre crescimento dos organismos nos sítios de implantação no parênquima pulmonar e infecção metastática através de disseminação linfática e hematogênica. A histoplasmose aguda ocorre quando há exposição com inalação maciça de conídios de H. capsulatum. A histoplasmose disseminada ocorre principalmente em pacientes imunodeficientes e em extremos de idade. A doença grave com envolvimento reticulo-endotelial difuso ocorre, na maioria das vezes, em crianças durante o primeiro ano de vida, em pacientes com AIDS e outros gravemente imunossuprimidos. Em nosso meio, é importante considerar a existência de numerosas outras patologias que fazem diagnostico diferencial com a histoplasmose.  A histoplasmose disseminada mostra sinais e sintomas comumente vistos em outras doenças que acometem os indivíduos portadores de HIV, tais como tuberculose miliar, leishmaniose visceral, criptococose disseminada, paracoccidioidomicose e linfomas, com extenso envolvimento intra-abdominal. Diante do exposto e da rara apresentação de dados na literatura que reportem a prevalência da infecção por H. capsulatum em pacientes HIV em nossa região, bem como de outras doenças de envolvimento pulmonar que poderiam gerar confusão no estabelecimento do diagnostico, o desenvolvimento da presente pesquisa pretende responder a estes questionamentos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARMEN ANDREA FREITAS LOPES
Externo ao Programa - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Interno - 2206136 - LUIZ FERNANDO ALMEIDA MACHADO
Presidente - 330.495.642-53 - SILVIA HELENA MARQUES DA SILVA - IEC
Notícia cadastrada em: 08/09/2016 09:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1