Notícias

Banca de DEFESA: CAROLINE DO SOCORRO BARROS MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE DO SOCORRO BARROS MELO
DATA: 25/05/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas
TÍTULO:

“INTERAÇÃO HELMINTO-HOSPEDEIRO ENTRE Paratanaisia bragai (SANTOS, 1934) FREITAS, 1959 (PLAGIORCHIIDA: EUCOTYLIDAE) E Columba livia (GMELIN, 1789) (COLUMBIFORMES: COLUMBIDAE)”


PALAVRAS-CHAVES:

1. Columba livia  2. Trematoda  3. Aspectos histológicos 4. Ultraestrutura


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO:

Columba livia (pombo-doméstico) de ocorrência em todo território brasileiro, abriga inúmeras espécies de helmintos, destacando-se o trematódeo do gênero Paratanaisia, parasito de túbulos renais de diversas aves silvestres e domésticas. A infecção nas aves ocorre através da ingestão de moluscos e caramujos, hospedeiros intermediários desse parasito. O presente trabalho tem como objetivo descrever os aspectos histopatológicos da interação helminto-hospedeiro no rim de espécies de C.livia de Belém-PA, parasitado por Paratanaisia bragai. Para isso 100 hospedeiros foram doados pela equipe do Parque Naturalístico Mangal das Garças, Belém-PA e, após a necropsia, os rins foram removidos, alguns exemplares de trematódeos foram fixados em A.F.A., fragmentos dos rins parasitados e não parasitados foram fixados em Glutaraldeído 2,5% em tampão Cacodilato de Sódio a 0,1M com pH 7.4 para serem processados em diferentes técnicas. Alguns exemplares foram desidratados através de uma série etanólica graduada, corados com Carmin e clarificados com Salicilato de Metila. Os fragmentos dos rins foram desidratados e incluídos em Historesina e Parafina para realização dos cortes, e também foram processados para Microscopia Eletrônica de Varredura. Os trematódeos apresentam corpo alongado e achatado, tegumento revestido por escamas, ventosa oral bem desenvolvida, faringe presente e um acetábulo de tamanho reduzido. No rim, a presença do parasito concentrou-se na região medular dentro do ureter e suas ramificações primárias e secundárias, em contato ou não com o epitélio de transição. Observou-se uma reação inflamatória com presença de infiltrado celular ao redor dessas ramficações que albergavam esses parasitos, mostrando que esse trematódeo possui caráter patogênico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2178281 - JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS
Interno - 069.263.726-59 - ANA PAULA DRUMMOND RODRIGUES - IEC
Interno - 2189846 - EDILENE OLIVEIRA DA SILVA
Interno - 151.411.602-20 - ELANE GUERREIRO GIESE - UFRA
Notícia cadastrada em: 02/05/2016 13:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1