Notícias

Banca de DEFESA: MICHELE VELASCO OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MICHELE VELASCO OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 03/02/2016
HORA: 09:30
LOCAL: AUDITÓRIO LABVIR - ICB UFPA
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA, HISTOPATOLÓGICA E MOLECULARDE MIXOSPORÍDIOS PARASITOS DE hypophthalmus marginatus Valenciennes, 1840 E DE Cichla temensis Humbold 1821, DO RIO TOCANTINS, PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Myxozoa, Microsporidia, microparasitos, Peixe, Amazônia


PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO:

Nas últimas décadas tem aumentado consideravelmente a relevância dos estudos relacionados com parasitos e outros patógenos de organismos aquáticos, principalmente daqueles hospedeiros com potencial para o cultivo para a comercialização, face ao aumento significativo destas atividades no Brasil e no mundo. Diante dessa afirmativa, este trabalho teve como objetivo caracterizar os myxozoas parasitas de duas espécies de peixes de importância econômica da região amazônica, Hypophthalmus marginatus (Mapará) e Cichla temensis (Tucunaré), provenientes do Rio Tocantins (município de Cametá-PA). Foram utilizadas técnicas de biologia molecular, histologia e ultraestrutura na descrição taxonômica das espécies para análise da relação parasito-hospedeiro, verificação das alterações histopatológicas e o posicionamento filogenético. Os resultados foram dispostos em quatro trabalhos publicados, um aceito e dois a serem submetidos à publicação, os quais reportam a estudos morfológicos, filogenéticos e da interação parasito-hospedeiro. Para H. marginatus foram descritos dados preliminares das características ultraestruturais e filogenéticas de uma espécie de mixosporídio parasito de brânquia, que posteriormente foi descrita como uma nova espécie Thelohanellus marginatus n. esp.; Este hospedeiro também apresentou parasitismo por uma espécie e um gênero não descritos na literatuara, Kudoa amazonica n. sp e Alarummyxa amazonica n. gen. n. esp., parasitando esôfago e bexiga urinária, respectivamente. Achados histopatológicos também foram descritos na espécie hospedeira, como a infecção por parasitos dos gêneros Henneguya e Kudoa, no tecido ósseo do filamento branquial e no esôfago, respectivamente. Com relação a C. temensis, está sendo descrita uma nova espécie de myxozoa Henneguya paraensis, parasito de brânquias. Diante da grande diversidade de parasitos descritos nas duas espécies de peixes estudadas nesta tese, é fundamental a identificação precisa de espécies de mixosporídios parasitas de peixes selvagens e com alto potencial para o cultivo, como é o caso de H. marginatus e de C. temensis, pois em um ambiente de cultivo podem ser potenciais fontes de infecção.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2517939 - ADRIANO PENHA FURTADO
Presidente - 000.232.482-20 - EDILSON RODRIGUES MATOS - UFPA
Externo ao Programa - 2354455 - FERNANDO ARAUJO ABRUNHOSA
Externo à Instituição - IGOR GUERREIRO HAMOY
Externo à Instituição - MOACIR CERQUEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 02/02/2016 09:14
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2