Notícias

Banca de DEFESA: WANDA RUFINO DE FRANCA BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANDA RUFINO DE FRANCA BARROS
DATA: 30/01/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala LM03 ICB/UFPA
TÍTULO: Prevalência de Co-infecção Trypanosoma cruzi/HIV-Aids em Pacientes Atendidos em dois Centros de Referência em Belém.
PALAVRAS-CHAVES: T.cruzi; Doença de Chagas; HIV; Co-infecção.
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia
RESUMO: Por conta do comprometimento imunológico dos portadores de HIV e a possibilidade de ocorrência de outras infecções e devido à doença de Chagas constituir um dos principais problemas de saúde pública na América Latina, a ocorrência das duas infecções que constituem casos de co-infecção tem sido cada vez mais descrito na literatura. O objetivo desta pesquisa foi estimar a prevalência da co-infecção T.cruzi/HIV em dois centros de referência para as duas doenças e analisar possíveis fatores de risco. No período compreendido entre março e dezembro de 2012, foram coletadas 401 amostras de sangue, sendo 375 de portadores de HIV e 26 de portadores de doença de Chagas, as quais foram testadas para sorologias opostas, momento no qual cada participante foi submetido a um questionário padronizado. A prevalência total de co-infecção foi de 0,3%, identificado em participante do gênero feminino, de 39 anos de idade. Faz-se necessário tanto a conscientização como o monitoramento da população infectada por HIV ou T. cruzi, a fim de identificar casos de co-infecção a tempo de realizar acompanhamento especializado e possibilidade de propiciar melhor qualidade de vida aos portadores de co-infecção T. cruzi / HIV.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA MARIA REVOREDO VENTURA
Interno - 330.495.642-53 - SILVIA HELENA MARQUES DA SILVA - IEC
Notícia cadastrada em: 24/01/2014 08:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2