Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO LOBATO FRANCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIO LOBATO FRANCA
DATA: 11/08/2023
LOCAL: AUDITÓRIO BLOCO CENTRAL IEC- ANANINDEUA

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE Candida auris E CARACTERIZAÇÃO DA DIVERSIDADE MOLECULAR DE Candida spp. ISOLADAS DE PACIENTES ATENDIDOS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM DOENÇAS INFECCIOSAS DO ESTADO DO PARÁ

Candida spp., Epidemiologia, Farmacorresistência Fúngica, Estado do Pará, Brasil.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
SUBÁREA: Microbiologia Aplicada
ESPECIALIDADE: Microbiologia Médica

A Candida auris, com um pouco mais de uma década de existência, emergiu rapidamente como um importante patógeno nosocomial, sendo responsável por um número crescente de infecções em todos os seis continentes. Na América do Sul a espécie é documentada desde 2012 em surtos de infecção hospitalar em países fronteiriços ao Brasil como a Venezuela e Colômbia, contudo no Brasil o primeiro caso de C. auris só foi notificado em dezembro de 2020, sendo plausível inferir-se que pode ter ocorrida uma tardia notificação, pelo fato do país apresentar uma baixa capacidade diagnóstica, pois a identificação da espécie C. auris só é possível com o emprego de tecnologias de alta precisão como espectrometria de massas e sequenciamento de DNA fúngico, sendo que tais ferramentas estão disponíveis em menos de 17% dos laboratórios brasileiros. Ademais, a C. auris possui características exclusivas que a torna uma levedura infecciosa de sucesso, especialmente, por apresentar um número significativo de isolados clínicos multirresistentes aos antifúngicos e, por sobreviver e persistir no ambiente por períodos prolongados. O surgimento como fungo multidroga resistente é alarmante, pois o arsenal de antifúngicos disponíveis para o tratamento de candidemia é limitado a basicamente três classes (azóis; polienos; e equinocandinas), inclusive já é documentada a existência de cepa de C. auris pan-resistentes. Apesar da C. auris ser um microrganismo que causa uma elevada taxa de mortalidade, a espécie ainda tem sido pouco estudada. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é realizar a vigilância epidemiológica de infecção ou colonização por C. auris, a partir da identificação molecular de quaisquer leveduras e a sua caracterização fenotípica da sensibilidade aos antifúngicos. O estudo possuí delineamento observacional descritivo e analítico, de corte transversal, desenvolvido na cidade de Belém-PA, a partir da caracterização de leveduras isoladas de pacientes atendidos pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto, com a pretensão de se caracterizar 300 (trezentos) isolados fúngicos leveduriformes. O cultivo fúngico será realizado em meio de cultura ágar nutriente. A identificação prévia da espécie será determinada no sistema comercial VITEK® 2 Compact, já a identificação final se dará por métodos de biologia molecular, utilizando as seguintes etapas: extração de DNA genômico; reação em cadeia da polimerase, baseando-se nas sequências gênica dos Espaçadores Internos Transcritos do DNA ribossomal (ITS 1, 5.8S e ITS 2); sequenciamento genético; reconstrução filogenética e identificação molecular, utilizando o banco de dados de nucleotídeos do GenBank (National Center for Biotechnology Information). O perfil de sensibilidade dos isolados aos antifúngicos será determinado tanto pelo sistema VITEK ® 2 Compact, quando pela microdiluição em caldo, seguindo as orientações e definições do Comitê Norte-americano Clinical Laboratory Standards Institute - CLSI (EUA). As informações obtidas serão armazenadas como banco de dados no Programa Microsoft Office Excel. Além da análise descritiva, os resultados obtidos serão analisados em termos de percentuais e de cálculo de significância mediante as variáveis utilizadas, por meio de testes não-paramétricos como o teste G, Exato de Fisher e Qui-quadrado (X2), empregando-se o programa BioEstat versão 5.3, sendo aceito o nível de significância de 95% com p valor de 0,05.

Externo à Instituição - DANIELA CRISTIANE DA CRUZ ROCHA
Interno - 1152934 - EDUARDO JOSE MELO DOS SANTOS
Externo à Instituição - IGOR BRASIL COSTA
Presidente - 330.495.642-53 - SILVIA HELENA MARQUES DA SILVA - IEC