Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA SANTOS DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA SANTOS DE SOUSA
DATA: 30/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório LABVIR- ICB/UFPA
TÍTULO:

PREVALÊNCIA DO VÍRUS T LINFOTRÓPICO HUMANO 1 E 2 (HTLV-1/2) EM INDIVÍDUOS INFECTADOS PELO VÍRUS DA HEPATITE B (HBV) OU PELO VÍRUS DA HEPATITE C (HCV)


PALAVRAS-CHAVES:

HTLV-1/2; Hepatite B; Hepatite C; Coinfecção


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
SUBÁREA: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
ESPECIALIDADE: Virologia
RESUMO:

Os vírus T linfotrópico humano 1/2 (HTLV-1/2) pertencem à família Retroviridae, subfamília Orthoreovirinae, gênero Deltaretrovirus. Estudos epidemiológicos antigos e recentes evidenciam a ocorrência do HTLV-1/2 em populações no Brasil e mais especificamente no estado do Pará – região amazônica no norte do Brasil. Com relação às hepatites B e C, as notificações compulsórias dão um panorama da infecção por todo o país, porém não há notificação compulsória para o HTLV. Desta forma, os estudos epidemiológicos do HTLV são importantes para relatar a ocorrência da infecção pelo país. Os três vírus são endêmicos no Brasil e compartilham vias de transmissão, por isso ocorre um potencial risco de coinfecção. A região norte carece de estudos que descrevam a coinfecção pelo HTLV-1/2 e hepatites B e C. A infecção pelo HTLV ainda é negligenciada e por isto realizar a triagem desta infecção em indivíduos infectados pelos vírus das hepatites B e C gera impactos no controle de disseminação deste vírus. Este estudo tem como objetivo geral caracterizar os aspectos epidemiológicos, a prevalência e os aspectos comportamentais de risco para a exposição ao HTLV-1/2 em indivíduos infectados pelo Vírus da hepatite B (HBV) ou pelo Vírus da hepatite C (HCV) oriundos de estabelecimentos de saúde de referência no estado do Pará. Trata-se de um estudo observacional, descritivo e transversal. Após consentimento dos participantes, um questionário epidemiológico deverá ser respondido pelos mesmos. Após isto, será realizada a coleta de amostras de sangue (8 mL) em tubos contendo EDTA, as quais serão transportadas ao Laboratório de Virologia da Universidade Federal do Pará para a realização de testes sorológicos e moleculares visando a detecção do HTLV-1/2. Os dados obtidos passarão por análise estatística descritiva e inferencial. Espera-se com resultados obtidos na presente pesquisa contribuir para a comunidade científica e a sociedade em geral nesta área de conhecimento e particularmente para os indivíduos coinfectados com hepatites e HTLV dar a possibilidade de acompanhamento da infecção por HTLV em um Serviço especializado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2492740 - ROSIMAR NERIS MARTINS FEITOSA
Interno - 1258568 - ANTONIO CARLOS ROSARIO VALLINOTO
Interno - 2206136 - LUIZ FERNANDO ALMEIDA MACHADO
Notícia cadastrada em: 14/06/2023 09:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2