DOUTORANDO FRANCISCO TIAGO MELO CONQUISTA PREMIO CONCEDIDO PELA UNIVERSIDADE DE HAVARD

http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=8258 Com a pesquisa “Revisão do gênero Diplectanum Diesing 1858” o estudante de doutorado Francisco Tiago de Vasconcelos Melo do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários da Universidade Federal do Pará, orientando da Profa. Dra. Jeannie Nascimento dos Santos, conquistou o prêmio "Ernst Mayr Travel Grant in Animal Systematics" concedido pela Universidade de Harvard. O prêmio consiste na concessão de uma bolsa, cedida pelo Museu de Zoologia Comparada(MCZ) da instituição, para incentivar o estudo taxonômico de espécies, gêneros ou famílias pouco conhecidas ou negligenciadas. A pesquisa do estudante, que está atualmente em seu período de Doutorado Sanduíche na Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, tem dentre seus objetivos analisar helmintos parasitas do Gênero Diplectanum - parasitas de brânquias de peixes, em especial da pescada branca (Plagiosciumsquamosissimus) do Rio Guamá, Belém/PA - por necessitarem de revisão taxonômica. Portanto, o trabalho concorreu ao prêmio, para que o estudante pudesse visitar o Museu de História Natural em Paris e a Academia Russa de Ciências, onde estão depositadas mais de 26 espécies do gênero destes helmintos, os quais ele está estudando. “Estudos sobre a biodiversidade de helmintos parasitas tem ganhado um grande reconhecimento mundial, especialmente se considerarmos que estes organismos são responsáveis por doenças em humanos, animais domésticos e silvestres e são de grande importância para o entendimento da dinâmica dos ecossistemas e modificações ambientais”, explica Francisco Melo. Ainda segundo ele, documentar as atuais espécies de parasitas que existem, tornará possível com que as futuras gerações entendam um pouco sobre a ecologia, estrutura e diversidade dos ecossistemas existentes na atualidade. Prêmio - O prêmio "Ernst Mayr Travel Grant in Animal Systematics", que possibilita o estudante a realizar uma visita durante 30 dias para o museu de História Natural de Paris e a Academia Russa de Ciências, é conhecido mundialmente e recebe o nome de um dos maiores pesquisadores em biologia evolucionária, taxonomia e sistemática. Seu processo seletivo é acirrado e inclui a submissão de um projeto, o itinerário, cronograma de execução físico-financeiro, três cartas de recomendação e currículo. Inspirado pelas descobertas do cientista homenageado, o MCZ fornece suporte a pesquisadores de todo o mundo, para realizarem pesquisas com caráter taxonômico de táxons pouco conhecidos ou negligenciados. Devido a esse prestígio, o MCZ recebe muitas propostas, vindas de pesquisadores e estudantes do mundo todo. Para a coordenadora do PPG Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários, professora Jeannie Nascimento dos Santos, “os prêmios tem relevância nacional e internacional, visto que o aluno esteve divulgando seu trabalho, o Programa de Pós-Graduação e a Universidade Federal do Pará em congressos e participando de projetos internacionalmente”. Prêmio Datus M Hammond – Além do prêmio "Ernst Mayr Travel Grant in Animal Systematics", o doutorando recebeu o prêmio "Datus M Hammond", durante a "Rocky Mountain Conference of Parasitologists", realizado nos dias 5 a 7 de setembro. Durante o evento, Francisco Melo foi o melhor na apresentação de trabalho oral, onde apresentou seus resultados da tese sobre helmintofauna de pescada branca do Rio Guamá. O congresso faz parte de um dos eventos associados à Sociedade Americana de Parasitologistas - American Society of Parasitologists (ASP), e reúne estudantes de graduação e pós-graduação dos EUA, anualmente, desde 1969.
Notícia cadastrada em: 30/10/2013 09:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1