Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI WILLKENS DE OLIVEIRA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YURI WILLKENS DE OLIVEIRA COSTA
DATA: 12/04/2023
LOCAL: VIDEOCONFERENCIA

DIVERSIDADE E EVOLUÇÃO DE NEMATÓDEOS DA FAMÍLIA MOLINEIDAE PARASITOS DE ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA ORIENTAL

Nematoda; Helmintologia; parasitos intestinais; anfíbios e répteis

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia
SUBÁREA: Helmintologia de Parasitos

O Filo Nematoda apresenta uma alta diversidade de espécies. No entanto, ainda existem dificuldades a serem superadas quanto a sistemática e classificação muitos táxons desse filo. Dentre os nematódeos parasitos de anfíbios e répteis, a Família Molineidae é uma das mais representativas, sendo Schulzia, Kentropyxia e Oswaldocruzia os únicos gêneros de nematódeos identificados parasitando anfíbios e répteis Neotropicais. Schulzia é um grupo que aloca quatro espécies caracterizadas principalmente pelos machos com espículos longos e alados que podem ser simples ou bifurcados, além de uma bolsa copuladora com raios dorsais comparativamente mais longos que os demais raios bursais. Kentropyxia até o momento é representado por três espécies que são caracterizadas pela presença de uma corona radiata reduzida circundando a abertura oral e machos com espículos divididos em três ramos que possuem muitos processos secundários. Oswaldocruzia apresenta 90 espécies distribuídas mundialmente, divididas de acordo com a morfologia espicular dos machos em cinco grupos biogeográficos (Oriental-Etíope, Neo-etíope, Holártico, Neotropical Caribenho e Neotropical Continental). No entanto, poucos dados moleculares estão disponíveis e as relações filogenéticas para a maioria das espécies destes gêneros ainda são desconhecidas. Desta forma, o presente estudo busca integrar dados morfológicos e moleculares para melhor delimitação das espécies e esclarecer as hipóteses de relação filogenética entre nematódeos da família Molineidae. Para isto, serão utilizadas amostras de nematódeos molineídeos já coletadas em diferentes localidades nos estados do Pará, Piauí e Ceará, e amostras a serem obtidas de outros biomas neotropicais. Os hospedeiros estão sendo coletados, mensurados e necropsiados para obtenção dos parasitos e estudo morfológico dos nematódeos está sendo conduzido por Microscopia de Luz e Microscopia Eletrônica de Varredura. Para o estudo molecular, as amostras serão submetidas à extração, amplificação e sequenciamento da região codificante da enzima Citocromo c Oxidase Subunidade I do DNA mitocondrial. As sequências resultantes serão alinhadas e comparadas com as sequências de táxons da superfamília Molineoidea disponíveis no GenBank e duas reconstruções filogenéticas serão realizadas, uma sob o critério de Máxima Verossimilhança e outra por Inferência Bayesiana para observar as relações de parentesco entre as espécies.

Presidente - 2871574 - FRANCISCO TIAGO DE VASCONCELOS MELO
Interno - 2178281 - JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS
Externo à Instituição - ARNALDO MALDONADO JUNIOR
Externo à Instituição - DRAUSIO HONÓRIO MORAIS