Banca de DEFESA: AURILEIDE NORONHA QUEIROZ COUTINHO

DISCENTE: AURILEIDE NORONHA QUEIROZ COUTINHO
DATA: 27/09/2013
LOCAL: Auditório Laboratório de Virologia-ICB/UFPA
TÍTULO: CONDIÇÕES DE SANEAMENTO E INCIDÊNCIA DE DOENÇA DIARREICA AGUDA EM QUATRO MUNICÍPIOS DO ARQUIPÉLAGO MARAJOARA - PARÁ NO ANO DE 2012
PALAVRAS-CHAVES: Epidemiologia, Diarreia, Marajó-Pará
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
SUBÁREA: Microbiologia Aplicada
ESPECIALIDADE: Microbiologia Médica
RESUMO: A doença diarreica aguda ainda é responsável por uma grande proporção de mortes (16%) em crianças menores de 5 anos, apesar do manejo dessa doença e dos consideráveis avanços no conhecimento dos diferentes mecanismos fisiopatológicos de ação, causados pelos diversos agentes enteropatogênicos. Este estudo teve como objetivo descrever o perfil sociodemográfico, das condições de saneamento básico e da incidência de doença diarreica aguda nos municípios de Anajás, Portel, Chaves e São Sebastião da Boa Vista, localizados no Arquipélago Marajoara, Pará-Brasil, no ano de 2012. Tratando-se de um estudo transversal, quantitativo que utilizou dados primários coletados em visita domiciliar e dados secundários disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Pará e pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Dos 400 domicílios visitados, 339 fizeram parte do estudo obedecendo-se aos critérios de exclusão. Nos quatro municípios houve predomínio de baixo nível de escolaridade entre os entrevistados (analfabetismo e nível fundamental); atividade econômica informal e baixa renda mensal (menor que um salário mínimo e de uma a dois salários mínimos). Observou-se elevado índice de domicílios construídos sobre terrenos alagadiços e alagados; construídos em madeira, inclusive o piso, cobertos com telhas de fibrocimento e com banheiros construídos na área externa do domicílio (com exceção de Chaves). Nos municípios em estudo, a maioria dos domicílios tem de três a quatro cômodos ocupados com uma a cinco pessoas. Houve predomínio de domicílios sem acesso à rede pública de esgotamento sanitário, sendo superior a 90% nos municípios de Anajás, Chaves e São Sebastião da Boa Vista, neste último, 48% dos domicílios visitados deposita os dejetos a céu aberto. Observou-se elevado índice de cobertura dos domicílios visitados pela coleta pública do lixo. A principal fonte de abastecimento da água de consumo em Chaves e São Sebastião da Boa Vista foi a rede pública. Em Anajás, Portel e Chaves houve elevada frequência de domicílios que armazenam a água de consumo em recipientes reutilizados como as embalagens de refrigerantes. Todas as amostras da água de consumo coletadas nos quatro municípios estiveram positivas para a presença de coliformes totais. A faixa etária mais acometida pela doença diarreica aguda foi a de menores de um ano de idade. No município de Portel houve elevada frequência de aplicação do plano de tratamento destinado a doença diarreica aguda com sinais de desidratação.Observou-se relação estatisticamente significativa entre o número de casos da doença diarreica aguda e o índice de precipitação no município de Chaves, no qual o maior número de casos foi registrado no mês de março, coincidindo com o maior índice de precipitação registrado pela Estação de Soure.Este estudo aponta para a necessidade de monitoramento de indicadores com vistas a identificar diferenciais nos perfis de morbimortalidade por doença diarreica aguda, permitindo a caracterização de grupos de maior risco na população, oferecendo os fundamentos para políticas do setor saúde que focalizem a promoção da equidade e o bem estar social por meio de intervenções em saúde pública em grupos mais vulneráveis da população, como as comunidades marajoaras.
Externo ao Programa - 2178267 - ANTONIA BENEDITA RODRIGUES VIEIRA
Externo ao Programa - 327136 - ARNO ROLF HAMEL
Presidente - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 09/09/2013 14:01