Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO LANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO LANA
DATA: 20/08/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Instituto Evandro Chagas
TÍTULO: ANÁLISE PROTEÔMICA DE CÉLULAS DE CARCINOMA HEPATOCELULAR HUMANO HEPG2 EXPERIMENTALMENTE INFECTADAS COM O VÍRUS DA FEBRE AMARELA, CEPA H111 (FLAVIVIRIDAE:FLAVIVIRUS)
PALAVRAS-CHAVES: Febre Amarela, Vírus da Febre Amarela, Proteômica
PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
SUBÁREA: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
ESPECIALIDADE: Virologia
RESUMO: A febre amarela (FA) é uma doença viral endêmica de regiões tropicais da África e das Américas que afetam principalmente humanos e primatas não humanos, sendo transmitida pela picada de um mosquito vetor infectado. O agente etiológico, o Vírus da Febre Amarela (VFA), é capaz de produzir grandes epidemias com alta taxa de mortalidade causada pela febre hemorrágica pós-infecção. Apesar do controle epidemiológico sobre esta doença e do estabelecimento de uma vacina eficaz, não existe medicação para tratamento e frequentemente a FA não é diagnosticada até que o paciente tenha se recuperado ou sucumbido, isto, se é que o diagnóstico é feito. A falta de informação proteômica sobre o VFA amplia a possibilidade da descoberta de biomarcadores proteícos para diagnósticos mais eficazes e/ou alvos de tratamento, que podem, junto com as ferramentas atuais de controle de surtos, aumentar a velocidade de resposta sobre possíveis epidemias.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1372427 - EVONNILDO COSTA GONCALVES
Presidente - 558.405.232-91 - MARCIO ROBERTO TEIXEIRA NUNES - IEC
Externo à Instituição - SUELI GUERREIRO RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 19/08/2013 13:48
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1