Banca de DEFESA: HELIOMAR BORRALHO MIRANDA

DISCENTE: HELIOMAR BORRALHO MIRANDA
DATA: 05/09/2013
LOCAL: AUDITÓRIO JOÃO PAULO MENDES- ICB- UFPA
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE DIROFILARIOSE HUMANA EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA, ILHA DO MARAJÓ, PARÁ, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Zoonose, Dirofilaria Immitis, Dirofilariose Humana, Ilha Do Marajó, Epidemiologia.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia
RESUMO: A dirofilariose ou “doença do verme do coração” é uma antropozoonose de caráter crônico em cães causada pelo nematódeo do gênero Dirofilaria. No humano a infecção ocorre de forma acidental, através da picada de mosquitos dos gêneros Culex, Aedes, Anopheles, Mansonia e Psophora. Em humanos, esta zoonose caracteriza-se pela fixação de larvas do helminto no pulmão (dirofilariose pulmonar humana), na região subcutânea e até mesmo na conjuntiva ocular. Na Europa esta zoonose é causada pela espécie Dirofilaria repens, na América do Norte e no Brasil as infecções caninas e em humanos são causadas pela espécie Dirofilaria immitis. No Estado do Pará estudos demonstraram o caráter endêmico da dirofilariose canina, principalmente em alguns Municípios da Ilha do Marajó. Este trabalho realizou uma investigação epidemiológica no Município de São Sebastião da Boa Vista, Ilha do Marajó, na comunidade as margens da estrada que leva a Vila Cocal. Foram analisados cães através de inquérito hematológico, por exame a fresco, método da gota espessa e pelo método de Knnot modificado. Cerca de 38,5% dos cães estudados apresentavam microfilárias de D. immitis. A investigação em humanos da ocorrência de dirofilariose humana teve a participação voluntária de 61 pessoas da referida comunidade e observou-se que 100% dos participantes mantinham contato com cães. Deste total, 8% já foram acometidos por doença pulmonar inespecífica, e dentre os participantes que já passaram por internação hospitalar, 12% teveram como causa pneumonia e 19,3% a malária. A análise laboratorial de amostras sanguíneas e de fezes dos 61 participantes, mostrou os seguintes dados: 33% forneceram fezes para pesquisa de parasitas intestinais e 70% deste grupo estava infectado por um ou mais parasitos intestinais; 83,6% apresentaram eosinofilia, 72,1% apresentaram taxas sérica de IgE total elevadas; na pesquisa por ELISA de IgG específico anti-Dirofilaria immitis, 16,39% apresentaram valores de absorbância elevados. Em nova análise sorológica, pós tratamento das parasitoses intestinais, o padrão soro-hematológico permaneceu inalterado. Deste modo, este estudo demonstra que além das condições ambientais propícias, os dados de anamnese e laboratoriais sugerem fortes indícios da exposição e/ou ocorrência de dirofilariose humana em moradores do município de São Sebastião da Boa Vista, Ilha do Marajó, Estado do Pará.
Presidente - 2178281 - JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS
Interno - 151.411.602-20 - ELANE GUERREIRO GIESE - UFRA
Interno - 2517939 - ADRIANO PENHA FURTADO
Externo à Instituição - MARCELO BELTRÃO MOLENTO