Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEYLA ANA SILVA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEYLA ANA SILVA DE MEDEIROS
DATA: 11/06/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório “João Paulo Mendes”
TÍTULO:

ETIOLOGIA DE QUADROS FEBRIS EM ADULTOS:  A EXPERIÊNCIA   DE UM HOSPITAL MILITAR DA CIDADE DE BELÉM, ESTADO DO PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Febril, Infecciosa, Pará


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO:

Nas últimas décadas, tem se notado mudanças no comportamento das doenças infecciosas no mundo. Pode-se destacar na atualidade, por exemplo, o progresso científico e tecnológico, as transformações econômicas e sociais observadas no  mundo  e  que determinam transformações em vários aspectos da  vida do homem, no seu modo de viver e se relacionar mediante toda a tecnologia ofertada.

A febre tem seu papel como sintoma comum nas manifestações dos diversos tipos de doenças. Nosso interesse nesta pesquisa é baseado no conceito de febre de origem indeterminada (FOI) fundamentado no estudo de Petersdorf e Beeson em 1961,conceituando  a febre , resumidamente, pela presença de temperatura axilar maior do que 37,8°C, em várias ocasiões pelo tempo mínimo de três semanas e após uma semana de investigação hospitalar infrutífera.

Novas tecnologias no controle das doenças tem sem dúvida contribuído para  alguns avanços  que são inegáveis.,assim como mudanças profundas na prática médica, em decorrência das novas tecnologias, no controle das doenças e no perfil nosológico da população, levaram a redefinição das  FOI .

Neste estudo pretende-se investigar o estado febril agudo, em adultos, em um hospital militar de Belém, no período de 2010 a 2013, em estudo retrospectivo de dados de internações hospitalares, avaliando aspectos da epidemiologia, com fins de avaliar os diagnósticos encontrados na  atualidade,  facilitando na pesquisa de casos de febres aguda, agilizando os diagnósticos ,tratamentos e dificultando desfechos  desfavoráveis em casos de doenças com maior letalidade.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1624683 - ANA CECILIA RIBEIRO CRUZ
Externo à Instituição - REGIS BRUNI ANDRIOLO
Interno - 728.858.587-53 - RICARDO LUIZ DANTAS MACHADO - IEC
Notícia cadastrada em: 13/05/2015 08:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2