Banca de DEFESA: MATHEUS WATANABE GLINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS WATANABE GLINS
DATA: 18/12/2023
LOCAL: Videoconferência

Taxonomia Integrativa, Filogenia e Cofilogenia de Gyrodactylidae (Platyhelminthes, Monogenoidea) Parasitos de Peixes Cyprinodontiformes

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O presente trabalho tem como objetivo principal reconhecer a diversidade de espécies da família Gyrodactylidae, parasitos de peixes Cyprinodontiformes de águas continentais e costeiras da Amazônia Oriental, utilizando a taxonomia integrativa combinando dados morfológicos e moleculares. Assim como propor hipóteses filogenéticas para as espécies de girodactilídeos e compreender quais os processos de coevolutivos responsáveis pelo padrão de diversificação de Gyrodactylidae em peixes Cyprinodontiformes. No Capítulo I. Taxonomia integrativa de Ieredactylus (Monogenoidea, Gyrodactylidae) parasita de Anablepsoides urophthalmus (Cyprinodontiformes, Rivulidae) da Amazônia Oriental, Brasil foi reconhecida e descrita uma nova espécie neotropical de Ieredactylus parasitando Anablepsoides urophthalmus da região Norte do Brasil. O status taxonômico da nova espécie foi confirmado com a combinação de análises morfológicas e moleculares. Além disso, foi possível propor uma hipótese filogenética para Ieredactylus spp. em relação aos demais girodactilídeos. No Capítulo II. Taxonomia e cofilogenia de Gyrodactylus (Monogenoidea: Gyrodactylidae) parasitos de Cyprinodontiformes. Uma nova espécie de Gyrodactylus neotropical é reconhecida e descrita para Anableps microleps da região Norte do Brasil. A descrição foi feita com a combinação de análises morfológicas e moleculares. Aqui também, apresentamos uma hipótese filogenética para entender a relação filogenética entre as espécies de Gyrodactylus parasitas de peixes Cyprinodontiformes neotropicais. Além disso, foram realizadas análises cofilogeneticas a fim de elucidar os eventos que contribuem para a diversificação de Gyrodactylidae e seus hospedeiros Cyprinodontiformes.

Externo à Instituição - ALLAN RODRIGO OLIVEIRA RODRIGUES
Externo à Instituição - GEUSIVAM BARBOSA SOARES
Interno - 1716549 - JANICE MURIEL FERNANDES LIMA DA CUNHA
Presidente - 1301272 - MARCUS VINICIUS DOMINGUES