Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCELIA THAIS DA SILVA CRUZ

DISCENTE: LUCELIA THAIS DA SILVA CRUZ
DATA: 13/12/2021
LOCAL: sala virtual PPGEAA

“DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO NORDESTE PARAENSE: Subsídios para implementação de um projeto de Educação Ambiental”

Alunos. Ensino Médio. Percepção Ambiental.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

A análise da percepção de meio ambiente de uma comunidade é uma ferramenta essencial para compreender os indivíduos e, assim, planejar ações que promovam a sensibilização ambiental e mudanças comportamentais. Neste contexto, pretende-se realizar um diagnóstico da percepção ambiental de alunos do ensino médio de uma escola pública no nordeste paraense, a fim de contribuir para a implementação de um programa de educação ambiental escolar que seja efetivo para o aprimoramento das concepções de meio ambiente dos discentes e para o avanço das reflexões sobre os mais iminentes problemas ambientais na comunidade escolar. Na primeira parte apresentou-se uma revisão da literatura, fornecendo informações sobre a definição de percepção ambiental, meio ambiente e a importância da Educação Ambiental.Utilizou-se uma pesquisa de campo baseada em um questionário semiestruturado contendo dezenove perguntas expondo aspectos relacionados com percepções ambientais locais aplicado aos 80 estudantes do ensino médio. Os resultados preliminares mostram que a maioria dos alunos percebe o meio ambiente como uma integração entre elementos naturais e antrópicos. Assim como, entendem que o meio ambiente não é restritivo à presença de seres humanos ou não humanos, que não é entendido apenas como espaço natural e que é dinâmico, e favorece a inter-relação dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente. Em relação aos problemas ambientais, 100% dos alunos pesquisados são conscientes da existência de problemas ambientais na sua cidade, os mais citados foram poluição (22%), desmatamento (14%), lixo e esgoto nas ruas (13%) e queimadas (10%), sendo o desmatamento considerado o mais grave. Porém, há uma leve tendência nos discentes em associar o meio ambiente apenas a aspectos naturais e em perceber mais os problemas ambientais de características globais, não percebendo os problemas do município. A maioria se sente responsável por causar tais problemas, mas, citam os governantes como os principais responsáveis por solucioná-los. As atitudes mais citadas para resolver os problemas ambientais no município foram conscientização e educação ambiental (31%), jogar lixo em locais adequados (25%), economizar água (21%), não jogar lixo nas ruas/chão (13%) e coleta de lixo (12%) e reciclar (12%). Logo, os alunos estão conscientes da existência e até se responsabilizam pelo surgimento de problemas ambientais na sua cidade, porém, a maioria não se sente responsável por solucionar tais problemas, mostrando a importância da implementação de um programa de educação ambiental na escola que amplie a visão e concepção dos discentes., e possam entender o meio ambiente de forma global, integrando-se como parte deste e tendo uma dimensão social e cultural das questões ambientais, principalmente as de características locais que influenciam diretamente na qualidade de vida no município. Os resultados desta pesquisa poderão servir como subsídios para a elaboração desse projeto político pedagógico de Educação Ambiental para a escola.

Interno - 1041052 - EUZEBIO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2486452 - GUSTAVO GOES CAVALCANTE
Presidente - 1913765 - ISIS ABEL BEZERRA
Externo ao Programa - 1295787 - PEDRO SOARES BEZERRA JUNIOR